Você sabe qual a importância do marketing para farmácia de manipulação? A crise e o aumento da concorrência podem prejudicar o seu negócio se você não investir em marketing. Para te ajudar, relacionamos aqui 4 dicas para que você possa desenvolver ações de marketing na sua farmácia de manipulação. Confira!

Por que investir no marketing para farmácia de manipulação?

O mercado magistral está cada vez mais concorrido e com a farmácia de manipulação não é diferente, já que conta com um público  mais exigente. Para sua empresa sobreviver nesse meio, é fundamental investir no marketing para farmácia de manipulação.

Os clientes anseiam por ter muitas opções nesse segmento, fidelizam-se onde são melhores atendidos. Diante disso, é preciso direcionar estratégias para alcançar um posicionamento melhor frente aos concorrentes. Estratégias de marketing para farmácia podem te ajudar a estar um passo à frente.

Como investir no marketing para farmácia?

Veja aqui como aplicar ideias de marketing para farmácia de forma correta para que você consiga conquistar cada vez mais clientes:

1. Invista no relacionamento com seu cliente

Ofereça boa experiência para o seu cliente e obtenha retorno positivo. O marketing de relacionamento é muito importante para quem deseja atrair e fidelizar clientes.

Foque no vínculo pós-venda, mas para isso tenha uma base de dados de clientes para que você possa telefonar e se informar sobre a satisfação pela compra, além de felicitá-los nas datas importantes.

Na hora do atendimento, chame o seu cliente pelo nome, seja sempre gentil e dialogue com ele, ouvindo o que ele tem a dizer e mostrando interesse pelo seu problema, buscando sempre ajudá-lo.

Outro ponto que pode ajudar muito no marketing para farmácia é oferecer brindes.  Pequenas atitudes sempre ajudam!

2. Considere fazer parcerias

Fazer parcerias com outros comerciantes do mesmo bairro, pode ajudar a sua farmácia crescer e é uma forma de divulgação mais acessível. Entregue cartões de visitas de outros profissionais/estabelecimentos e faça parcerias com médicos.

Assim você pode deixar panfletos da sua farmácia no consultório para divulgar seus produtos manipulados.

Parceria com academias é outro exemplo de sucesso, já que você poderá alcançar diferentes prescritores.

3. Participe de eventos no seu bairro

Aproveite os eventos realizados no seu bairro como estratégia para divulgar a sua farmácia. Ofereça palestras, cursos e outros sobre prevenção de doenças, pois são mecanismos de divulgação com bom retorno.

4. Divulgue na internet!

As redes sociais podem te ajudar muito no marketing para farmácia de manipulação. São vários os canais que você pode usar, inclusive o e-mail marketing.

Confira outras ideias para farmácia que vão te ajudar a divulgá-la na internet!

4.1 Estratégia de e-mail marketing e fluxo de automação

Uma estratégia vantajosa de se aplicar no marketing para farmácia é a capacidade de segmentar os e-mails marketing. Uma farmácia pode ter vários perfis de clientes: idosos comprando seus medicamentos, atletas em busca de suplementações, clientes procurando medicamentos e fórmulas para estética, etc.

Utilizando fluxos de automação, você pode segmentar qual material enviar para qual cliente, de acordo com o seu perfil de compra e interesses. Se um cliente compra medicamentos infantis, por exemplo, vale a pena enviar e-mails com conteúdo relacionado.

Dessa forma, você irá atingir o público correto, sejam conteúdos informativos ou ofertas relevantes.

4.2 Google Meu Negócio

O Google é o mecanismo de busca mais conhecido e mais acessado do mundo, e possui ferramentas diversas para facilitar a vida do usuário. Hoje, é muito importante para as empresas aparecerem tanto nos rankings de busca quanto nos Mapas do Google. Pode ser uma vitrine importantíssima para as farmácias que queiram divulgar seus serviços na internet.

O Google Meu Negócio é um recurso gratuito para divulgar seu negócio, de modo que ele apareça nas pesquisas e Google Maps. Apresenta informações úteis e necessárias para que seus clientes encontrem sua farmácia, bem como para atrair novos clientes que estejam buscando pelo serviço oferecido.

É possível incluir fotos da fachada, do interior, da equipe, informar dados de contato, horário de funcionamento e receber avaliações e comentários dos clientes. Possibilita também a postagem de conteúdos especiais como fotos, vídeos e até ofertas para atrair uma nova clientela e divulgar sua empresa.

Os usuários podem encontrar sua farmácia de três formas: buscando pelo nome exato, localização ou segmento. As empresas cadastradas no Google Meu Negócio aparecem do lado direito da tela de resultados, com informações mais detalhadas e com mais destaque. É uma das ideias para farmácia muito importante, pois atinge o público que está procurando pelo seu serviço, na hora em que precisam.

4.3 Marketing de Conteúdo

Uma estratégia importante para a farmácia de manipulação é utilizar o marketing de conteúdo. Hoje em dia, para se destacar no mercado, a empresa tem de criar o seu diferencial. O marketing de conteúdo está sendo utilizado por empresas de todos os tamanhos e segmentos para conquistar novos clientes e fidelizar os clientes antigos.

Principalmente no ramo da saúde, a farmácia que investe em marketing de conteúdo pode angariar mais clientes. Isso porque mais de 70% dos usuários de internet buscam por conteúdos relacionados à saúde e doenças antes mesmo de procurar um médico.

A farmácia pode ter um blog ou postar diretamente nas redes sociais conteúdos relevantes e informativos relacionados aos seus produtos e serviços oferecidos. Claro, com uma divulgação sutil, já solucionando o problema que o cliente procurava saber mais.

Assim, além de trazer credibilidade e preocupação em informar os usuários, é mais fácil que a imagem de sua empresa se imprima na cabeça do cliente, que não hesitará em lhe procurar quando precisar de seus serviços.

4.4 Geomarketing

O conceito de geomarketing também pode ser aplicado na farmácia de várias formas. Hoje, com os smartphones, os celulares captam a localização dos usuários e com essas informações pode ser criada uma estratégia de marketing.

Seja segmentando públicos pela sua localização ou incentivando-os a “marcar” a localização de sua empresa quando estiverem em seu estabelecimento ou utilizando seus produtos, o geomarketing pode ajudar a conquistar novos clientes.

Aproveite também as datas comemorativas para vender online. Estude como seus produtos podem ser comercializados em cada canal e lucre mais!

Está preparado para colocar essas ideias para farmácia em prática? Então, quais estratégias de marketing para farmácia que você vai implantar? Assine a newsletter e acompanhe mais dicas!

Referências: Giuliani Marketing,Marketing de Conteúdo, Rock Content, Valuenete Resultados Digitais.