Muitos clientes, especialmente os que sofrem com doenças crônicas, não seguem o tratamento corretamente. Isso pode prejudicá-los ao longo do tempo, já que o seu problema de saúde poderá voltar ainda mais forte. Mas como ajudá-los a aumentar a adesão ao tratamento?

Muitas são as práticas para conseguir ajudar os clientes a ter disciplina e seguir a prescrição médica de forma correta. Entre elas, é importante frisar que dessa forma pode-se desfrutar de uma vida mais saudável. Além disso, é imprescindível se atentar às particularidades de cada cliente para ajudá-los a concluir o tratamento desde o momento em que apresenta a receita.

Oferecer prescrições personalizadas é uma das muitas táticas para que não haja um abandono. Conheça aqui algumas dicas que podem ser colocadas em prática por farmacêuticos.

Como aumentar a adesão ao tratamento?

Quando se fala sobre um tratamento eficaz e correto, a participação dos farmacêuticos pode contribuir muito. Veja aqui diferentes maneiras de ajudar os clientes a manter seus tratamentos até o fim.

1. Invista nas tecnologias digitais

Elas são ferramentas poderosas para oferecer o apoio que o cliente precisa durante o processo de cura. Além dos alarmes, são muitos os aplicativos que podem estabelecer uma rotina, melhorando assim, a adesão ao tratamento. Conforme a necessidade de determinado cliente, indique um aplicativo útil. Assim, eles poderão receber notificações na hora de tomar o remédio, cadastrando os horários que estes devem ser administrados.

2. Use os dados sobre os clientes

Aproveite o cadastro dos seus clientes e use-o para ajudá-los na adesão ao tratamento. Por exemplo, um farmacêutico que registrou a compra de um medicamento contra diabetes, sabe que o cliente precisará dele continuamente. Então, esse profissional poderá enviar lembretes via SMS para lembrá-lo da recompra, o que irá ajudá-lo a não desistir do tratamento.

Além disso, esses dados também podem ajudar a entender o comportamento dos clientes. Assim, é possível adotar uma abordagem diferente, conforme as particularidades de cada um, ajudando em seu bem-estar.

3. Promova eventos

Você pode oferecer palestras e divulgar o quanto é importante a correta adesão ao tratamento médico. Além disso, fixar cartazes em determinados pontos da sua farmácia pode contribuir. Dessa forma, os clientes podem tirar dúvidas e se alertar sobre o perigo de não manter seu tratamento.

4. Desenvolva um organizador de medicamentos

Para que os clientes não se esqueçam de tomar os medicamentos e parar com o tratamento, elabore um organizador. Assim é possível otimizar os horários e quantidade de cada remédio. Uma dica é utilizar pacotes individuais, com medicamentos separados conforme a necessidade do cliente. Só não se esqueça de manter o rótulo personalizado, contendo instruções sobre a forma correta de se medicar.

5. Invista em prescrições diferenciadas

Para que o cliente mantenha o seu tratamento, você pode ajudá-lo com ativos diferenciados, que contribuam com o sabor. São muitos os insumos que ajudam a ter melhor adesão ao tratamento. Você pode investir em uma prescrição personalizada e alguns dos veículos podem ser chocolate com ativos, calda de chocolate e gomas, por exemplo.

6. Atente-se à rotina do cliente

Manter uma rotina para tomar o medicamento é essencial e você pode ajudar! Para isso, considere indicar os horários fáceis de lembrar, como antes ou após as refeições. Ou seja, para melhor adesão ao tratamento, o medicamento precisa estar de acordo com a rotina do cliente.

E mais! Ao atender um cliente, é preciso se atentar à forma de abordagem. Considere incluir estratégias de diferentes âmbitos, não apenas medicamentosa, mas também emocional, psicológica e outras.

Para um atendimento mais humanizado, receba bem os clientes, chamando-os pelo nome. Tire suas dúvidas e explique o motivo de determinado medicamento ser receitado. Aproveite e esclareça informações sobre a função dele no organismo, sendo sempre objetivo e claro, além de atencioso.

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Referências: Saúde Business, Administradores e UFRGS.