A anamnese farmacêutica é uma técnica utilizada para estreitar a comunicação entre profissional e paciente nas farmácias clínicas. É ideal para saber os hábitos, problemas e particularidades de cada pessoa antes da prescrição farmacológica ou não farmacológica, exames ou ao realizar o encaminhamento a outro profissional da saúde.

Desde 2014, as farmácias foram autorizadas a oferecer aos pacientes esse tipo de atendimento personalizado. O conceito de consultório farmacêutico, local onde é feito a anamnese farmacêutica, foi definido em duas portarias de 2013 feitas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Logo, em 2014, a atividade teve respaldo da Lei 13.021, no qual estão dispostas as atividades farmacêuticas. Como resultado, diversos negócios aderirem à prática, o que foi uma maneira de construir credibilidade na farmácia

Dessa forma, na anamnese realizada pelo farmacêutico, além de serem listados os fármacos que o paciente está administrando, as alergias que possui e os problemas de saúde que ele apresenta, ou reações adversas aos medicamentos, o profissional analisa se será preciso ou não uma intervenção do médico. Assim como pode entrar em contato com outros profissionais da saúde, que atendam o paciente para conversar sobre o tratamento.

Contudo, é diferente da anamnese médica, que tem como função coletar informações do paciente com finalidade de diagnóstico e indicação do tratamento mais adequado ao problema apresentado. Saiba como  o farmacêutico pode oferecer a melhor assistência possível ao paciente. Continue a leitura! 

Por que realizar anamnese farmacêutica?

Ao aderir à anamnese farmacêutica, o estabelecimento precisa reservar um espaço para a consulta entre farmacêutico e paciente. Aliás, contar com um consultório dentro da farmácia é vantajoso para os negócios, pois é um diferencial competitivo. Sem contar que propicia um aumento nas vendas de medicamentos, por serem prescritos no local.

Além dos benefícios para a farmácia, a possibilidade de o farmacêutico realizar atendimentos e prescrever exames e medicamentos, é um ponto importante para a manutenção da saúde pública. Sendo assim, um estímulo para o cliente ter um atendimento farmacêutico de qualidade e com praticidade. 

Principalmente, isso possibilita ao profissional acompanhar desde o diagnóstico até a evolução do tratamento, verificando se o resultado desejado foi atingido. Entretanto, para o paciente, a vantagem é maior ainda, pois conta com cuidado direto, obtendo vantagens da promoção de uso racional de medicamentos e de outras tecnologias ligadas à saúde.

Aliás, esses são deveres do farmacêutico, previstos na Resolução nº 585, do Conselho Federal de Farmácia.

Como realizar uma anamnese farmacêutica efetiva?

Para realizar uma boa anamnese no consultório farmacêutico, é necessário seguir alguns passos. É uma etapa fundamental em que o profissional procura saber mais sobre a rotina de saúde do paciente.

Entretanto, existem pontos que devem receber atenção, se o objetivo é uma boa anamnese farmacêutica. Confira algumas dicas!

1. Foco no paciente

A anamnese é essencial para que o profissional tenha informações completas e verdadeiras sobre a saúde do paciente. Então, mantenha o foco sempre em suas queixas, além de demonstrar interesse. Além disso, disponha de tempo, dedicação e identifique o momento de intervir na narrativa do paciente, para extrair mais informações. Esse primeiro contato com o paciente é essencial, tanto para que ele se sinta à vontade com o atendimento, quanto para que o farmacêutico possa realizar sua função com excelência.

2. Investigue a história clínica e pessoal do paciente

Para uma anamnese completa, atente-se aos detalhes, pois eles podem fazer a diferença. Aborde toda a história clínica, tanto do paciente quanto de sua família, para identificar informações que podem ser relevantes, ou até cruciais para o diagnóstico. Dessa forma, aborde seus hábitos, rotina, relações interpessoais, além de doenças preexistentes na família e no paciente. Nesta etapa, também é verificado o tratamento que o paciente segue, assim como os medicamentos que faz uso, e quais são as formas farmacêuticas dos mesmos. A maneira como o paciente faz seu uso também é importante.

Portanto, quanto mais informações o farmacêutico obter da investigação, ele terá maior quantidade e qualidade dos dados coletados.

3. Adote uma postura profissional

Muitas pessoas tendem a enxergar a figura do farmacêutico como menos intimidadora que o médico, sendo mais propensas a falar informações importantes. Então, utilize-se dessa vantagem. Mantenha uma postura profissional, séria, porém respeitosa, com empatia e sem julgamento com o paciente. Portanto, evite demonstrar sua opinião pessoal, mantendo o foco sempre nas informações e conselhos profissionais.

4. Aplique como estratégia de fidelização

A prática da anamnese farmacêutica pode tornar possível uma personalização do atendimento ao paciente. Dessa forma, usar da consulta e do consultório (espaço reservado na farmácia para a atividade) para fidelizar e conquistar mais clientes, pode ser uma estratégia inteligente. Além de oferecer uma excelente consulta de saúde, o consultório também pode ser acolhedor, confortável e propiciar uma boa relação farmacêutico-paciente.

5. Inove na anamnese farmacêutica

Outra maneira de desenvolver uma melhor experiência para o paciente, é tornar o tratamento mais atrativo. Uma dessas maneiras, é analisar o que impede o paciente de seguir um tratamento, ou seja, suas dificuldades. Um bom exemplo é a criação de uma tabela de horários de cada remédio, uma atividade simples, mas que pode ter um grande impacto para o paciente. Se o paciente é mais jovem, sugerir aplicativos que fazem essa tarefa, o que pode ser mais prático. Se existir na farmácia atendimento para clientes via WhatsApp, também mencione, pode ser um meio para sanar possíveis dúvidas!

Ou seja, é possível trazer novas ferramentas ou sugerir melhores práticas para o paciente na hora da consulta. Isso aumenta as chances de aderência ao tratamento e, consequentemente, de que o paciente seja curado rapidamente. Assim como é uma tática para agregar valor ao que o paciente percebe na farmácia. 

6. Conquiste a confiança do paciente

É estritamente importante que o paciente confie no farmacêutico, permitindo a livre expressão de temores, sentimentos e pensamentos. Deixe bem claro, que as informações ficarão em sigilo e, que a sinceridade é essencial para chegar a um diagnóstico exato. Dessa forma, a conquista da sua confiança depende de uma relação de honestidade e empatia, o que terá total impacto em como o paciente se sentirá na consulta. Outro fator-chave é que conquistar a confiança de um paciente, também aumenta as chances de fidelizá-lo. Aproveite essa oportunidade para se destacar e oferecer o melhor serviço.

Seguindo essas dicas, você conseguirá realizar uma boa anamnese farmacêutica!

Quer saber mais? Não deixe de conferir também dicas para desenvolver uma farmácia clínica!

Referências: UNIP, Boas Práticas Farmacêuticas, ICTQ, Vetor Soluções e CFF.