Proporcionar a satisfação do seu cliente é poder alcançar novas oportunidades de vendas e aumentar a credibilidade da sua farmácia. E para se conseguir isso, é essencial investir no melhor atendimento de balcão.

Essa é principal etapa da realização das vendas e é por isso que você deve adotar uma postura diferenciada. Dessa forma, seus clientes sentirão mais confiança no que está sendo ofertado e isso aumenta o seu interesse em determinado produto.

Mas como melhorar o atendimento no balcão da minha farmácia? Para te ajudar, listamos aqui uma série de dicas. Veja!

Como realizar um bom atendimento de balcão em minha farmácia?

Para que você realize um bom atendimento de balcão em sua farmácia, é necessário desenvolver algumas habilidades. Dessa forma você conseguirá proporcionar mais conforto e fidelizar os consumidores.

Alguns detalhes podem fazer muita diferença quando o assunto é oferecer um atendimento atraente aos clientes. Confira quais são:

1. Atenda com cortesia

Seja cortês ao receber seus clientes, mantendo um padrão de respeito durante todo o atendimento. Use sempre pronomes como “senhor (a)”, inclusive para atender aos mais jovens, a menos que o cliente autorize o “você”. Além disso, mantenha um sorriso no rosto e seja receptivo, chamando o cliente pelo nome.

2. Tenha diferenciais

Você precisa identificar quais são os diferenciais do seu estabelecimento e explorá-los, inclusive, nas vendas no balcão. Por exemplo, se a sua farmácia possui convênio com um banco, pode atrair clientes que queiram pagar boletos e acabar comprando seus produtos. Encontre e invista em seus diferenciais para aumentar a satisfação dos clientes.

3. Seja ágil

Ser ágil contribui tanto com o tempo disponível do cliente, como também em não deixar outros esperando na fila de atendimento. No caso de receber muitos clientes ao mesmo tempo, avise-os de que eles serão atendidos em breve. Dessa forma, não se sentirão rejeitados e sem paciência para aguardar.

4. Ofereça orientação clara e segura

Oriente o cliente, a respeito de sua compra, de forma clara e educada, fazendo com que ele se sinta bem-vindo. Explique sobre o medicamento e fórmulas que ele está adquirindo, mas não fale além do necessário. Evite termos técnicos para não confundir e constranger o consumidor, mas sim, use expressões simples.

5. Invista em uma estrutura agradável

Uma estrutura agradável contribui para que os clientes se sintam bem ao realizar suas compras. Portanto, mantenha o balcão limpo e organizado, com os objetos que você precisa usar durante o atendimento sempre à mão.

6. Garanta melhor experiência ao cliente

Atente-se à forma que fala com o cliente. Não diga algo que soe como uma ordem, como “o senhor deve preencher aqui”. Nesse caso, use termos mais cordiais, como “por favor, o senhor pode preencher este formulário?”. Além disso, evite expressões negativas, como “não deve”, “ficou errado”. Se o cliente reclamar, dê atenção e busque resolver o quanto antes o problema.

Não se esqueça de que a interação entre o profissional e o cliente durante o atendimento de balcão é essencial. Esta é uma das ferramentas de marketing mais eficiente para uma farmácia.

Ao melhorar o atendimento seguindo essas dicas, as suas vendas vão aumentar naturalmente. Então, não deixe de aplicá-las!

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Referências: MYRP, NeoquimicaSebrae.