O advento da internet e o avanço da tecnologia, viabilizaram o aprimoramento da maneira como as empresas se comunicam com seus clientes. É possível lançar mão de diversas ferramentas com esse intuito. Um exemplo disso, é o atendimento pelo WhatsApp, que pode estreitar o relacionamento da sua farmácia com os clientes.

Neste artigo, você vai conhecer as principais ferramentas, que funcionam como um suporte ao atendimento presencial na farmácia. Desta forma, promovendo a fidelização de clientes e o aumento das vendas.

Quer saber quais são elas? Continue a leitura!

O básico: telefone e e-mail

Apesar de ser possível encontrar outros canais de comunicação, na atualidade, ainda há quem prefira realizar contato telefônico. Portanto, vale lembrar que o atendimento ao cliente através desse canal deve ser cordial, sem deixar que a ansiedade e o nervosismo atrapalhem o diálogo. Realize o atendimento com paciência e atenção, de maneira que o cliente se sinta satisfeito ao final da ligação.

Sobre o e-mail, este ainda continua sendo um excelente canal de interação entre a farmácia e os clientes por algumas razões. É discreto: durante o trabalho, por exemplo, fica mais fácil mandar um e-mail do que ligar para um call center. Além disso, podemos enviar um e-mail a qualquer momento, independente do horário de funcionamento da farmácia. Sobretudo, o e-mail documenta a interação com o estabelecimento. Fica tudo registrado para eventuais consultas futuras.

Atendimento pelo WhatsApp

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box e pelo Mobile Time, somente no Brasil, o WhatsApp tinha mais de 120 milhões de usuários em 2019. Haja vista o sucesso do aplicativo, com toda a certeza, a maior parte do seu público alvo faz uso da ferramenta. Por que não aproveitar essa oportunidade para estreitar o relacionamento com os clientes?

A partir do aplicativo de mensagens instantâneas, é possível prestar um atendimento eficiente, seguro e rápido. Hoje, isso é  fundamental para valorizar o tempo do cliente. Além disso, o histórico da comunicação fica centralizado em um só lugar, possibilitando que a consulta do que foi conversado seja rápida e prática.

Outra vantagem do atendimento pelo WhatsApp, é que diferente do e-mail, a comunicação não precisa ser extremamente formal. É possível enviar emojis e/ou gifs animados. Os clientes até preferem uma comunicação mais autêntica e descontraída.

Atendimento através das redes sociais

A sua farmácia também pode fazer uso das redes sociais, como Facebook e Instagram, para promover o atendimento ao cliente. Devido ao sucesso dessas redes, muitos clientes preferem resolver os seus problemas com a marca, tirar dúvidas sobre produtos e serviços através delas.

Além disso, as redes sociais funcionam como canais que possibilitam gerar mais interesse e promover um maior engajamento com os clientes.  Nós temos um artigo exclusivo, com dicas de como usar as redes sociais para vendas na sua farmácia. Clique aqui para complementar sua leitura.

Não se torne refém de uma única ferramenta de atendimento ao cliente

É muito importante que a sua farmácia não se torne refém de uma única ferramenta de atendimento ao cliente. Isso prejudica a relação com os clientes que não têm afinidade com a ferramenta. Além disso, pode colocar seu negócio em risco, restringindo suas oportunidades.

Já imaginou, por exemplo, ter a sua página no Facebook, em caso de utilizá-la como única ferramenta de comunicação e de relacionamento com o cliente, bloqueada ou suspensa temporariamente?

Isso é algo que não é raro de acontecer. Por isso, invista em mais de uma ferramenta de comunicação, para garantir que a sua conexão com os clientes seja preservada.

Dicas para um atendimento ao cliente de excelência

Conheça algumas dicas que servem como diretrizes, para que sua farmácia preste um bom atendimento ao cliente, independente das ferramentas de comunicação utilizadas:

• Defina horários de atendimento

Não é porque você pretende utilizar as tecnologias digitais que deve atender o cliente em qualquer horário. É preciso definir um horário de atendimento, de preferência, que seja comercial. Ou seja, das 8h às 18h.

• Treine o seu time de atendimento

Nem todos os profissionais estão aptos a lidar com o atendimento ao cliente através das tecnologias digitais. Por isso, treine a sua equipe. Capacite-a para lidar com o consumidor moderno, que anseia por resolver o seu problema de maneira rápida e prática.

• Conte com um perfil empresarial

Dispor de um perfil empresarial pode garantir maior credibilidade para a sua farmácia. Hoje, os consumidores tendem a avaliar tudo, até mesmo se as ferramentas de comunicação de uma empresa são amadoras ou profissionais.

Por isso, desenvolva um perfil empresarial em todas as suas ferramentas de comunicação.

Gostou das nossas dicas sobre atendimento pelo WhatsApp e outras ferramentas? Esperamos que sim! Se gostou, compartilhe-o em suas redes sociais!

Referências: RockContent