Com o mercado competitivo dos tempos atuais, as farmácias munir-se de estratégias para conquistar seus clientes. Uma das formas que pode ajudar a cativar e fidelizar esses clientes é praticando o atendimento proativo na farmácia magistral.

A saber, existem dois tipos de atendimento: o proativo e o reativo. O atendimento reativo significa reagir às interações feitas pelo cliente, tirar suas dúvidas, solucionar problemas e atender seus desejos.

Dessa forma, o atendimento proativo na farmácia magistral consiste em tudo o que a farmácia pode fazer para se antecipar às necessidades do cliente, surpreendendo e encantando. Neste caso, a interação parte da empresa, mantendo o cliente informado, antecipando suas dúvidas e solucionando seus problemas. Quer saber como funciona na prática? Continue a leitura!

Como implantar o atendimento proativo na farmácia magistral?

Não existem regras nem protocolo a seguir quando se trata de atendimento proativo na farmácia magistral. Então, basicamente deve-se analisar e detectar oportunidades para fazer “algo mais” durante o atendimento ao cliente.

Existem algumas práticas que podem desenvolver esse comportamento proativo, como:

  • Levar em conta os desejos do cliente.
  • Estar sempre atento às ações e reações do cliente,
  • Se antecipar à necessidade do cliente, fazendo perguntas discretas, para atender melhor as suas necessidades.

De fato, existem ações simples que podem agradar e fidelizar. Seja oferecer um café, internet gratuita, espaço ou alguma atividade para as crianças, ajudar o cliente levar os pacotes até o carro, orientações extras sobre um medicamento ou produto, brindes que agreguem mais valor ao serviço, e outras estratégias que não demandam investimento e podem resultar em lucro.

Hoje em dia, oferecer bons produtos e bom atendimento não são mais suficientes. Muitas empresas estão perdendo clientes por não realizarem o pós-venda. Uma prática totalmente pró-ativa, que pode fidelizar seus clientes.

O pós-venda como atendimento proativo na farmácia magistral

O pós-venda consiste em contatar o cliente para verificar se o produto atendeu as suas necessidades, coletar opiniões e orientar caso tenha surgido dúvidas posteriores ao atendimento na farmácia. Além disso, antecipar suas necessidades de reposição de medicamentos, principalmente no caso de medicamentos de uso contínuo.

Possuir um bom software para armazenar informações dos clientes, com precisão e organização, pode ser o primeiro passo para um atendimento proativo na farmácia magistral, e consequentemente, de uma pós-venda efetiva.

Informações não só de contato, mas como o perfil de compra do cliente são essenciais para montar estratégias de pós-venda e estreitar o relacionamento com o cliente, podendo antecipar suas necessidades.

O pós-venda também é essencial para:

  • Acompanhar se o paciente está administrando corretamente seus medicamentos.
  • Verificar se houve algum tipo de reação adversa.
  • Oferecer medicamentos suplementares ou notificar se houver algum produto em promoção que esteja condizente com o perfil de compra daquele cliente.

Primordialmente, esse atendimento além de eficaz, deve ser humanizado. Muitas empresas já utilizam as últimas compras dos clientes para enviarem alerta de promoções, mas sempre com softwares automatizados.

Saia na frente e mostre ao seu cliente o lado humanizado de sua empresa! Se for necessário, delegue essas ações para um colaborador específico, para que esteja sempre em contato com o cliente.

Então, preparado para investir em um atendimento proativo em sua farmácia de manipulação?

Aproveite as nossas dicas de atendimento por telefone e melhore ainda mais as suas vendas!

Referências: Evolution Marketing, Bellunotec, Ideia de Marketing e Super Empresa.