Existem muitas estratégias para aumentar as vendas da farmácia, mas se você não souber utilizá-las, isso se torna um grande desafio. A comunicação, ponto de venda e precificação são essenciais para um retorno financeiro positivo.

Porém, o sucesso só depende de um planejamento bem feito, alinhando o comportamento do seu público com as suas expectativas. Em uma farmácia, para se aumentar a lucratividade, é preciso seguir algumas estratégias.

Veja aqui um passo a passo elaborado de forma simples, prática e objetiva.

Como aumentar as vendas da farmácia

É comum conseguir fidelizar um público mais rapidamente em uma farmácia, já que os produtos comercializados são de grande necessidade. Mas como aumentar as vendas da farmácia? Veja algumas ações!

1. Conte com um bom mix de produtos

Tenha um mix ideal de produtos para atender seus clientes em potencial. Para isso, identifique o que eles mais buscam na sua farmácia e em quais épocas do ano. Por exemplo, no verão você deve focar na oferta de protetor solar, cremes hidratantes e outros itens de cuidados com a pele. Aproveite a sazonalidade do momento.

2. Conheça seus produtos

Sua farmácia não é apenas um ponto de vendas. Você precisa conhecer os insumos para saber orientar os seus clientes e passar mais segurança sobre o que está vendendo. O vendedor precisa saber todas as características e benefícios de todos os produtos oferecidos na farmácia. Isso renova constantemente a questão confiabilidade nos clientes.

3. Aproveite as tendências e estações

O mercado da beleza e da estética estão em constante expansão e cada vez mais as pessoas estão cuidando melhor da sua aparência. As farmácias de manipulação podem tirar proveito disso e divulgar novos cosméticos manipulados.

Aproveite também a troca de estação, oferecendo produtos específicos. Conte com um setor específico para essas vendas e considere ter um consultor de beleza que possa indicar os melhores produtos para o consumidor. Foque nesses itens e aposte em produtos inovadores, divulgue-os e garanta uma vantagem competitiva no mercado.

4. Ofereça um ambiente aconchegante

Ofereça um clima agradável aos seus clientes, focando na temperatura, som e iluminação ideais. O cliente precisa se sentir confortável para estar mais à vontade para comprar. Além disso, os colaboradores precisam manter conversas positivas e um bom clima entre eles. Cada item influencia diretamente nas vendas.

5. Ofereça um atendimento mais humanizado

Ao atender um cliente, olhe nos olhos e sorria, mostrando a preocupação exclusiva com ele. Ao final do atendimento, deseja melhoras, se ele comprar medicamentos, e ofereça um cartão com o número de atendimento da farmácia, caso precise.

6. Invista em parcerias

Você pode contar tanto com profissionais da área médica, através de um representante comercial, como com donos de academias, por exemplo. O representante comercial visitará clínicas e consultórios, divulgando os seus medicamentos manipulados e ajudando a aumentar as vendas da farmácia. Já, no caso de academias, os manipulados que visam contribuir com os atletas.

7. Tenha metas claras e definidas

Você só alcançará o sucesso se souber aonde quer chegar. Então, tenha metas e faça delas o seu desafio e de toda sua equipe. Isso contribui para aumentar a energia profissional. Mas não se esqueça de atender à demanda do seu potencial cliente, com todas as suas necessidades.

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Referências: Guia da Farmácia, Tributus, Trier Sistemas, Farmarcas e Loja Virtual.