Para garantir a qualidade e a segurança de seus produtos, além da satisfação dos clientes, as farmácias magistrais lançam mão de algumas estratégias que aprimoram suas formulações. Nesse sentido, as bases galênicas surgem como uma ótima opção para otimizar o tempo da manipulação. Além disso, sua utilização ajuda a cortar custos e evitar erros e prejuízos para o negócio.

De acordo com a RDC nº 67, são consideradas bases galênicas as preparações compostas por uma ou mais matérias-primas, cujas fórmulas definidas serão utilizadas como excipiente de preparações farmacêuticas. Os farmacêuticos podem utilizá-las nas mais variadas formulações.

Ademais, são importantes aliadas na composição de produtos livres de parabenos. Se antes as farmácias magistrais incluíam o parabeno em algumas formulações para prevenir a proliferação microbiana e proteger o consumidor de possíveis infecções, agora podem garantir a integridade e a estabilidade de produtos cosméticos com o uso das bases galênicas.

Vamos entender, a seguir, de que forma isso é possível e quais outras vantagens essas bases proporcionam para o mercado magistral.

Padronização de produtos

As bases galênicas possuem fórmulas definidas, portanto, padronizadas. Isso permite assegurar uma qualidade padrão para os produtos da farmácia magistral.

Além disso, o uso de bases prontas ajuda a evitar erros na produção. Dessa forma, reduzindo os riscos para a saúde do cliente, além de prejuízos para a farmácia.

Com as bases galênicas, as formulações ganham em homogeneidade e estabilidade.

Tecnologia nas formulações

Com o investimento da indústria magistral no desenvolvimento das bases galênicas, é possível encontrar no mercado variedades de bases. Sobretudo, com diferentes composições e características, multiplicando as possibilidades de formulações exclusivas na farmácia.

Além de ser uma vantagem para as farmácias magistrais, seus clientes também se beneficiam. Por exemplo, gestantes, diabéticos ou pessoas com algum tipo de intolerância. Com as bases galênicas específicas, a produção do manipulado se torna mais rápida. Além disso, garantem uma fórmula estável e segura, livre de componentes alergênicos.

Otimização de tempo

Uma vez recebido o pedido de fórmulas, é fundamental que as farmácias cumpram os prazos de entrega. Esse será um diferencial, não só para o cliente, mas para a própria equipe. A rotina de trabalho fica mais eficiente e organizada.

Utilizando as bases galênicas, é possível reduzir o tempo na produção de manipulados. Sobretudo, encurtando o intervalo entre pedido, manipulação e entrega.

Custos menores

Outra razão para utilizar as bases galênicas na sua farmácia, é que os custos de produção podem ser reduzidos. É o caso, por exemplo, da embalagem única. Com as bases galênicas, é realizada somente a compra de uma embalagem.

Fica evidente, portanto, que as farmácias magistrais podem e devem assumir as bases galênicas na produção de seus manipulados. As vantagens são muitas! Além de garantirem o desenvolvimento de um plano de negócios lucrativo, representam qualidade e segurança extra para as fórmulas manipuladas.

Produtos bem conservados e livres de parabenos, em embalagens únicas e de menor impacto ambiental, além de maior rapidez na entrega, são benefícios que podem ser oferecidos para o cliente, com o uso das bases galênicas.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui para entrar em contato.