Ouvir sobre síndrome metabólica se tornou usual, porém, poucos sabem realmente do que se trata. Também chamada de síndrome plurimetabólica, ela se caracteriza pela associação de fatores de risco a doenças cardiovasculares, vasculares periféricas e diabetes.

Tem como base a resistência do organismo a ação da insulina, originando as manifestações que fazem parte da síndrome. Além disso, é tida como um distúrbio da civilização moderna, já que está bastante ligada à obesidade. Ou seja, é resultado de uma alimentação incorreta, bem como, do sedentarismo.

Saiba mais sobre essa condição e como oferecer a solução ideal aos seus clientes, de forma a ter um diferencial em sua farmácia. Continue a leitura!

Como a síndrome metabólica se manifesta?

A síndrome metabólica se manifesta quando ocorre a associação de três dos fatores de risco. Em suma, eles são:

  • Valores elevados do colesterol LDL e baixos do colesterol HDL.
  • Obesidade periférica ou central.
  • Níveis elevados de ácido úrico ou triglicérides.
  • Glicemia em jejum, que oscila de 100 a 125 ou de 140 a 200 após a ingestão de glicose.
  • Determinados marcadores de sangue, como a proteína C-reativa.

Entretanto, vale destacar os fatores de risco para o aparecimento da síndrome metabólica. Confira!

  • Intolerância à glicose;
  • Fatores pró-trombóticos;
  • Ácido úrico elevado;
  • Obesidade;
  • Microalbuminúria (quando ocorre a eliminação de proteínas pela urina);
  • Hipertensão arterial;
  • Resistência à insulina por fatores genéticos;
  • Aumento dos níveis de triglicérides;
  • Processos inflamatórios.

Tratamento para síndrome metabólica

Em se tratando do fator obesidade, a dieta adequada, bem como atividade física regular são medidas necessárias. Portanto, é importante intervenção médica para melhor controle. Dessa forma, o profissional da saúde pode recomentar o uso de medicamentos.

Sobretudo, para ajudar na prevenção e tratamento de questões, como saúde do coração e arterial, diabetes, processos inflamatórios e outros, BlackAid é uma solução natural que você pode ter em sua farmácia de manipulação. A saber, ele é um composto à base de cominho preto (Nigella Sativa L.), que pode ajudar no tratamento da síndrome metabólica.

Benefícios do cominho preto

O cominho preto, contém compostos, como o Timoquinona, Timo-hidroquinona e Timol. Assim, ajudam na prevenção e tratamento das desordens metabólicas. Veja seu potencial nutritivo:

  • Timoquinona: possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas, que ajuda, inclusive, no tratamento de diabetes.
  • Timo-hidroquinona: importante inibidor natural da enzima acetilcolinesterase. Ou seja, contribui com a função cerebral, prevenindo e tratando diferentes problemas de saúde, como a síndrome de taquicardia postural.
  • Timol: contém propriedades medicinais e antifúngicas.

Portanto, muitos são os benefícios do cominho preto à saúde. Confira!

1. Infecções

Sua semente pode impedir uma infecção bacteriana causada pela bactéria Staphylococcus aureus, perigosa e muito resistente a antibióticos. Além disso, pode reduzir dores de ouvido e dentes.

2. Diabetes

Pode prevenir e tratar o diabetes por reduzir o estresse oxidativo. Assim sendo, melhora a eficácia das células responsáveis pelo controle da produção e liberação da insulina.

3. Alergias e problemas respiratórios

Diferentes estudos comprovaram seus benefícios no alívio de asma, alergias, entre outros. Além disso, a timoquinona reduz marcadores inflamatórios ligados a asma.

4. Câncer

Por conter timoquinona, estudos mostram que o cominho preto contribui com alguns tipos da doença. Principalmente, os de rim, mama, sangue, pele, fígado, pulmão, próstata e cólon.

5. Saúde cerebral

BlackAid pode contribuir com o sistema nervoso, isto é,  atua na melhora as funções cognitivas, como concentração e memória. Portanto, é bastante indicado para melhorar a saúde cerebral.

6. Pressão arterial e saúde do coração

Seu consumo está relacionado a diminuição da frequência cardíaca, bem como no controle da pressão arterial. Além disso, por conter timoquinona, ajuda na regulação da disfunção endotelial, relacionada a diversos distúrbios cardiovasculares.

7. Perda de peso

O cominho preto pode atuar na redução de peso e medidas do corpo. Afinal, ele reduz e controla os níveis de açúcar, de lipoproteína de baixa intensidade e os níveis de triglicerídeos.

8. Beleza

O óleo do cominho preto hidrata, fortalece, suaviza, firma e reduz manchas da pele. Além disso, atua no crescimento capilar, brilho, retenção da umidade e ainda é eficaz na diminuição da caspa. Além disso, trata eczema e psoríase, bem como outras inflamações da pele.

Então, agora você já conhece todos os benefícios do cominho preto no processo da síndrome metabólica. Na Purifarma, você encontra o extrato do cominho preto através do ativo exclusivo BlackAid. Clique aqui e disponibilize em sua farmácia!

Referências: Endocrino, Drauzio Varella