Vender mais na farmácia de manipulação não é uma tarefa difícil, basta que você use as estratégias corretas. Mas em quais áreas investir para potencializar as vendas em seu negócio? Selecionamos aqui dicas eficientes para você aumentar as vendas na sua farmácia de manipulação. Confira!

Dicas para vender mais na farmácia de manipulação

A sua farmácia de manipulação pode incrementar seus esforços e estratégias para obter melhores resultados em vendas. Porém, é preciso se exercitar constantemente. Anote dicas simples, mas que vão te ajudar a impulsionar as vendas na farmácia de manipulação:

1. Ofereça um atendimento humanizado

Manter um padrão excelente no atendimento é muito bom, mas é preciso ter maior interação com os clientes. Isso possibilita adquirir mais informações sobre eles, de forma a personalizar cada atendimento.

Dessa forma é possível fazer com que o cliente se sinta único e, você terá espaço para questões particulares de cada um, fidelizando-os. Além disso, sabendo o que cada cliente busca, você abastecerá a sua farmácia com insumos que são mais utilizados, gerando um melhor controle do estoque.

2. Foque no marketing online

Escolha um canal para dialogar com o seu público, como Instagram, Facebook, Youtube e outros. O foco deve ser nas postagens que estejam relacionadas com as necessidades do seu cliente, que gerem interesse e promovam uma maior interação, que possibilitem aos seus clientes conhecerem melhor as vantagens dos seus produtos. É preciso encantar o cliente de forma que ele entenda que sua farmácia oferece a melhor solução para seu problema, levando-o para o próximo passo, a compra.

Mantenha um link direcionando o tráfego das redes sociais para seu site, de maneira que os clientes possam adquirir produtos ou informações diretamente com a sua farmácia ou loja virtual.

3. Tire mais proveito das tendências

Para vender mais na farmácia de manipulação, você pode aproveitar o mercado da beleza, que é muito dinâmico. Cosméticos e produtos de cuidados com a pele estão sempre sendo lançados e você pode aproveitar cada estação para divulgar uma fórmula nova.

Apostando em fórmulas inovadoras, você vai garantir uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Porém, mais do que produtos, você deve fornecer informações aos clientes.

Além de divulgar novas fórmulas para os cuidados com a pele e cabelo, por exemplo, informe sobre as vantagens e aplicações dos produtos. Isso também ajuda a fidelizar seus clientes, o que impulsionará as vendas na farmácia.

4. Não se esqueça do pós-venda

É fundamental ter uma lista de contatos dos clientes, assim você pode pedir um feedback sobre o que acharam do atendimento, serviços e produtos, de forma a melhorar alguns pontos estratégicos em seu negócio.

5. Aposte na sazonalidade dos produtos

A estação do ano interfere no hábito de compras do consumidor. Inverno e verão, por exemplo, são ótimas oportunidades de vender produtos relacionados à estação. No verão, a procura por repelentes, protetores solares e hidratantes aumenta. No inverno, a venda de inaladores, vitaminas C, antigripais e antitérmicos atinge números expressivos.

Dê mais destaques a estes itens nas determinadas estações e crie promoções. Além disso, monte kits personalizados com produtos presenteáveis em datas comemorativas, como perfumaria e produtos para estética.

6. Invista na visitação médica

Não é fácil, mas a farmácia magistral que faz a visitação médica, nota resultados significativos no aumento das vendas. Estreitar os laços com o prescritor pode trazer mais clientes para a farmácia por indicação do médico. Na visita, o representante informa o médico sobre as matérias-primas usadas, ambiente de manipulação dos medicamentos e todo o processo de fabricação.

Também são ouvidas as necessidades dos prescritores e como a farmácia pode fazer para auxiliá-los. Ou seja, verificando o perfil de pacientes, os tratamentos e procedimentos que o profissional oferece para a farmácia conseguir concluir uma parceria que beneficie tanto o médico, como o paciente e assim aumentar as suas vendas.

7. Conhecer melhor o seu mix de produtos

Para aumentar as vendas na farmácia magistral, a equipe deve conhecer bem o mix de produtos disponíveis. Promovendo um conhecimento melhor dos produtos oferecidos, o atendimento se torna mais eficaz, e mais consultivo. E isso não inclui apenas ser capaz de indicar um produto, mas também orientar sobre seu uso ou aplicação.

Além disso, a sazonalidade dos produtos também interfere num bom mix, pois a farmácia que sabe as necessidades de seus clientes tende a vender mais. O estoque tem de ser constantemente ajustado, com sortimento variado e prestando atenção no perfil dos clientes da farmácia.

8. Aposte em um programa de fidelidade

Uma tática para aumentar as vendas na farmácia é estabelecer um programa de fidelidade, trazendo vantagens para os clientes. Sejam descontos, presentes ou parcerias com outros estabelecimentos. Ao aderir ao programa o cliente se sente incentivado a retornar à farmácia, e assim resgatar seu prêmio ou vantagem. Essa é a tática das grandes franquias farmacêuticas, aliada ao preço competitivo comparado ao mercado.

Por isso, deve-se aliar esta estratégia ao bom atendimento. Além de ter vantagens, o cliente bem atendido irá retornar e contar a boa experiência ao seu círculo social, trazendo novos clientes para a farmácia.

9. Estabeleça metas

O sucesso é mais fácil de ser alcançado quando sabemos onde queremos chegar. Isso vale também para aumentar as vendas da farmácia. Estabeleça metas claras, encarando-as como um desafio. Pense particularmente em cada venda, nas necessidades do seu público-alvo, saiba identificar rapidamente suas falhas e necessidades de melhoria.

Entendendo também o potencial de sua cartela de clientes, fica mais fácil monitorar quantas vendas ainda precisam ser feitas para bater as metas estabelecidas. Mas lembre-se de levar em consideração o seu potencial para atender à demanda dos clientes. Nunca estabeleça uma meta que não seja uma realidade para o seu negócio.

Para melhorar a divulgação de sua farmácia, e assim aumentar suas vendas, leia também: 4 ideias de marketing para farmácia!

Gostou das nossas dicas? Está preparado para vender mais na farmácia de manipulação? Deixe seu comentário!

Referências: Igor Lamezi, HOSolist