Customer Relationship Manager, ou CRM, é uma estratégia de marketing focado no relacionamento com o cliente. Por meio dela é possível gerenciar e analisar as interações, antecipar as necessidades dos clientes, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas. Por isso, a implantação de uma estratégia de CRM para farmácia é tão importante quanto nas outras empresas.

No segmento da farmácia, por exemplo, um bom relacionamento com o cliente é essencial, pois inspira confiança e aumenta sua credibilidade. Por se tratar de produtos para a saúde dos clientes, ao atendê-los bem e oferecer orientações sobre o tratamento individual, pode gerar resultados mais efetivos.

Portanto, esse sistema é de suma importância no meio magistral, já que pode-se desenvolver maior satisfação por parte dos clientes.

Como implantar o CRM para farmácia?

Contrate um sistema automatizado específico de CRM para farmácia ou contrate um desenvolvedor para gerar um sistema que atenda todas às suas necessidades. Saiba que, automatizar tarefas como cadastro de clientes e ter um log de registro de todas as interações é imprescindível para um bom relacionamento.

Além disso, ele facilita o trabalho dos colaboradores da farmácia, por terem todas as informações dos clientes centradas em um só portal. Por meio do CRM é possível também identificar como é feito o relacionamento com seus clientes. Ou seja, se as informações de contato, perfil e histórico estão sendo armazenadas e como estão sendo usadas.

De nada adianta ter um enorme banco de dados de clientes e não o utilizá-lo a seu favor. Com um sistema CRM, além dos dados pessoais do cliente, a farmácia magistral poderá registrar o perfil de compra de cada cliente, bem como as compras realizadas, tratamentos que estão realizando, entre outras informações valiosas, permitindo um atendimento totalmente personalizado.

Sem uma estratégia de CRM implantada, as empresas acabam perdendo clientes e ótimas oportunidades de fidelizá-los e conquistar novas vendas. Em um cenário tão competitivo como o da atualidade, sai na frente a empresa que apresenta um relacionamento sólido com seus clientes.

Como posso usar as informações obtidas pelo CRM para farmácia?

Com as informações do cliente, captadas por meio do CRM para farmácia, é possível fazer o follow up da compra, ou seja:

  • Entrar em contato para verificar se está tudo correto com o tratamento/medicamento.
  • Oferecer outro produto relacionado ou até a reposição do produto em uso.

Levando em consideração esses dados, você começa a conhecer o seu cliente e antecipar suas necessidades.

Tendo um bom relacionamento com o cliente, é muito provável que ele se torne fiel à sua farmácia. Afinal, a fidelização é até mais importante do que conquistar novos clientes.

Implantando um sistema de CRM para farmácia, você consegue fidelizar seus clientes e conseguir novas indicações, de forma totalmente orgânica.

E não se esqueça de entrar em contato com o seu cliente, seja por telefone, mensagem de texto ou redes sociais. Através dos meios digitais, você poderá enviar ofertas, divulgar novidades e aceitar encomendas.

Isso traz conforto e praticidade ao cliente, já que não precisará tomar a atitude de ligar/ir até a farmácia de manipulação somente para encomendar um produto. Além de trazer uma sensação de cuidado especial, isso vai diferenciar seu estabelecimento no mercado.

Além disso, tendo consciência do perfil de compra do cliente, você conseguirá aumentar seu ticket médio de venda. Ou seja, o CRM para farmácia vai além de fidelizar o seu cliente, já que fará com que ele gere mais lucro à sua farmácia magistral.

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Referências: Salesforce, Resultados Digitais, Sonda, Febrafar, Rock Content e Venki.