A vida de toda empresa precisa de objetivos e metas claras e definidas, para que os negócios possam evoluir. Por isso é importante saber como definir missão, visão e valores para a sua farmácia de manipulação.

Além dos gestores, é importante que os colabores também estejam alinhados com essas estratégias na farmácia. Dessa forma, todos trabalharão em prol dos mesmos objetivos. E a equipe estando em sintonia, os resultados tem mais chances de serem positivos.

Antes de definir a missão, visão e valores, é importante saber o que significa cada um desses conceitos e qual sua importância. Ou seja, esse é um conjunto de ideias que vai ajudar a definir as estratégias para a sua farmácia de manipulação. Isso é importante para que os objetivos sejam alcançados e se obtenha os resultados almejados.

Entendendo como definir missão, visão e valores

1. Missão

A missão é o propósito que a empresa tem e para quem ela se destina. Define o foco de atuação, ligando o conceito ao produto ou serviço oferecido.

A missão comunica a razão de a empresa existir e tudo o que ela quer oferecer ao mercado. Com essa missão definida e documentada, é necessário colocá-la em prática diariamente, tendo-a como base para as estratégias e objetivos da empresa.

Em resumo, a função da missão é delimitar e orientar a atuação da empresa, auxiliando as pessoas envolvidas a concentrar todos seus esforços a um só propósito. A missão da Disney, por exemplo, é a de alegrar as pessoas, enquanto a da Coca-Cola é de refrescar o mundo.

2. Visão

Enquanto a missão demonstra a essência da empresa, a visão demonstra onde ou como ela se vê no futuro próximo, ou seja, onde ela quer chegar. É estabelecer metas concretas para um determinado período de tempo no futuro. Assim que o tempo da meta for atingido, a visão poderá ser revista e alterada.

Pode ser também a motivação para tirar a empresa da zona de conforto e trabalhar até chegar ao objetivo no prazo desejado. A visão da Petrobrás é tornar-se uma empresa de energia de classe mundial, enquanto a do Banco Bradesco é de estar sempre à frente.

3. Valores

Eles precisam ser compartilhados entre todos os colaboradores, pois eles influenciam os comportamentos, atitudes e decisões que a empresa toma. São essenciais e servem como parâmetro em todas as partes envolvidas numa empresa.

Devem enfatizar tudo aquilo que a organização acredita e que seja inegociável. A Nestlé traz como valores as pessoas em primeiro lugar, um estreito relacionamento da marca com o consumidor, liderança de mercado, respeito, ética e transparência, entre outros.

A importância da missão, visão e valores na farmácia de manipulação

Determinar a missão, visão e valores da sua farmácia pode ser visto apenas como uma formalidade, mas pode proporcionar muitos benefícios. Pode contribuir de forma positiva para a imagem da sua farmácia junto aos público interno, ou seja, seus colaboradores, e o público externo, seus clientes e parceiros.

Definem tudo o que envolve a sua empresa, a forma de trabalhar, a maneira de resolver problemas, como investir ou como gerenciar crises.

Agora que ficou claro como definir missão, visão e valores em sua farmácia, assine a newsletter e não perca mais dicas para alcançar o sucesso!

Referências: Destino Negócio, SBCoaching, EndoMarketing e Revista PEGN.