Em um mercado competitivo como o magistral, além de oferecer produtos e serviços de qualidade, é necessário desenvolver diferenciais para sua farmácia conquistar e fidelizar mais clientes. Um deles, pode ser o atendimento telefônico. Utilizar o telefone e fazer um contato primoroso e que impressione, envolve alguns cuidados. Muitas vezes o contato inicial com um cliente se dá através do atendimento telefônico, o que pode ser muito positivo ou totalmente desastroso, influenciando diretamente na percepção do cliente em relação a sua empresa. Neste artigo você vai encontrar dicas de atendimento por telefone que vão te ajudar a se destacar e estreitar a relação com seus clientes!

Quais dicas de atendimento por telefone podem ajudar minha farmácia?

A maneira como o cliente é tratado influencia diretamente em sua opinião para com a empresa. Excelência em atendimento ajuda a melhorar a sua imagem perante o seu público, afinal, quanto melhor for o contato, mais positivos serão os resultados. Mas para realizar um bom atendimento, são necessários alguns cuidados. Elencamos abaixo algumas dicas de atendimento por telefone para conquistar de vez o seu cliente, e atrair novos!

1. Transmita profissionalismo

Utilize sempre uma linguagem formal, transmitindo respeito e seriedade, além de se mostrar acessível. Evite usar gírias e brincadeiras, para gerar uma imagem positiva de seu atendimento por telefone. Também evite demonstrar nervosismo ou ansiedade.

2. Mantenha a linha telefônica limpa

Tome cuidado com os ruídos e interferências da linha telefônica que possam atrapalhar o entendimento. Escolha o lugar correto para as ligações, livre de barulho, afastando aparelhos eletrônicos que possam gerar interferências.

3. Utilize tom de voz adequado

Utilize um tom de voz compreensível e agradável ao cliente, tomando cuidado também com a dicção e cadência da sua fala. Evite falar muito rápido, encontre um meio termo para que o cliente entenda corretamente a mensagem.

4. Inteligência emocional

Encontre o equilíbrio quando estiver lidando com clientes insatisfeitos ou mal educados. Use a inteligência emocional, tente acalmá-los e jamais seja hostil. Assim, você mantém a imagem de seu negócio intacta. Procure sempre ouvir todas as reclamações do cliente, entendendo sua queixa, mantendo sempre a educação para buscar uma solução para o problema.

5. Tenha um registro eficiente de dados

Conte com um bom sistema de CRM (customer relationship manager) para registrar as informações pertinentes à cada cliente. Além disso, não pergunte mais de uma vez a mesma questão.

6. Seja simpático

Mantenha sempre a simpatia e a cordialidade. O ideal é que o cliente se sinta bem atendido, valorizado, tornando a ligação agradável. A entonação de voz é capaz de transmitir as emoções, sendo percebidas por quem está do outro lado da linha. Mantenha sempre o sorriso, mesmo que o cliente não consiga ver. Assim, ele sentirá sua alegria e receptividade.

7. Mantenha uma postura prestativa

Demonstre sempre atenção ao seu cliente, principalmente quando estiver ouvindo suas reclamações. Assim, você mostra também uma postura prestativa para resolver todos os problemas e sanar dúvidas. Tom de voz desinteressado ou entediado pode contribuir para a desmotivação do cliente. É necessário demonstrar interesse para que ele se sinta acolhido e seguro.

8. Seja ágil e prático

Mantenha sempre a organização para realizar o atendimento de forma mais ágil e prática possível, evitando que o cliente espere muito tempo. Caso precise checar informações e deixar o cliente na linha, deixe-o sempre ciente disso previamente. Uma espera muito longa na linha pode demonstrar despreparo. Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!   Referências: Administradores, Portal IBC e Templum.