A dor musculoesquelética é a consequência do esforço repetitivo em excesso e dos distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho. Sobretudo, essas lesões causam dores nos ossos, articulações, músculos e demais estruturas do corpo. Por exemplo, a lombalgia é uma delas, também podem ser incluídos tendinite, tendinose, neuropatias, mialgias, fraturas por estresse e osteoporose, que se apresenta em forma de dor crônica ou aguda.

Como consequência, elas afetam a qualidade de vida das pessoas e, se não tratadas, podem comprometer os movimentos e gerar muita dor. Ademais, em casos crônicos, os pacientes chegam a se aposentar por invalidez.

Então, entenda mais sobre o assunto neste artigo, para fazer a prevenção na sua farmácia ou mesmo recomendar fórmulas atenuantes do problema.

Confira o crescimento de diferentes tipos de dores entre a população

Prevalente na maioria das pessoas no mundo, a dor musculoesquelética afeta todas as idades. Devido às mudanças de hábitos e do meio ambiente, a incidência tem sido cada vez maior nos últimos anos. Pois, fatores como estresse e cobranças do universo corporativo têm proporcionado dores recorrentes.

Por exemplo, de acordo com a Revista Dor Musculoesquelética, da Associação Brasileira de Estudos da Dor, uma pesquisa feita em São Paulo mostrou que 28,7% da população com mais de 18 anos têm dor crônica e 22,1% estão com problemas na coluna.

Saiba mais sobre a dor musculoesquelética

A dor musculoesquelética é proveniente de dores nos ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos, bursas ou a combinação de alguns desses. Assim, ela se manifesta de forma aguda, crônica, focal, difusa, em tecidos musculoesqueléticos ou neurais associados.

Vamos saber mais?

Causas

Podem ter sido ocasionadas por traumas, infecções, lesões por força excessiva ou traumáticas, vícios posturais, sobrecargas mecânicas, câncer etc. Além disso, também existe uma predisposição genética que, por esforço repetitivo e desordens relacionadas ao trabalho, influenciam as estruturas de movimento. Sua principal característica é a persistência no desconforto doloroso por mais de três meses.

Sintomas

Em seus sintomas, a dor pode vir de maneira local ou disseminada e tornar-se constante. Além disso, proporciona sensibilidade, retração dos movimentos, irritação neural periférica, fraqueza e rigidez. Isso é progressivo, gerando maiores lesões de tecidos e inflamação. Geralmente, piora quando há estresse relacionado à vida pessoal ou em relação ao trabalho.

Diagnóstico

Para diagnosticar algumas dessas doenças é necessário um exame clínico e outros de imagem, como: cintilografia óssea, raio X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de exame de sangue. Também, são considerados detalhes como idade, fraturas, doença oncológica, infecção e uso de esteroides.

Tratamento

Quando há dor musculoesquelética, o médico pode prescrever analgésicos ou outros medicamentos para aliviar a dor. Ademais, aplicar compressas frias ou quentes, imobilizar a articulação ou demais medidas que considerar necessárias.

Mais uma maneira natural de amenizar o problema, é utilizando o Chronic®, produto que está revolucionando o universo musculoesquelético. Trata-se de um extrato vegetal padronizado de Geranilgeraniol e deltaTocotrienol extraídos do Urucum, um fruto do bioma amazônico proveniente da planta Bixa Orellana L. e desempenha papel fundamental na prevenção
e manutenção do sistema musculoesquelético, uma vez que seus dois ativos principais, o Geranilgeraniol e o Tocotrienol, apresentam importante função anti-inflamatória, antioxidante, na modulação hormonal e na síntese de colesterol.

Chronic® possui o sistema de patenteamento Evolve®, que tem como principais caraterísticas a disponibilização de compostos naturais extraídos de plantas na forma sólida, garantindo a proteção dos ácidos graxos insaturados, a preservação de fitoativos não graxos, o aumento da absorção gástrica ou intestinal dos fitoativos e uma melhor bioabsorção.

Se desejar mais informações sobre o Chronic®, entre em contato conosco!