Com a concorrência cada vez maior, é fundamental se atentar também aos pequenos detalhes para estar sempre à frente dos concorrentes. Na indústria farmacêutica, por exemplo, a embalagem dos produtos pode ser o seu diferencial.

Saiba que esse é o primeiro contato físico que o cliente tem com a sua marca. Portanto, é preciso ter muita atenção ao desenvolver o design das suas embalagens, que deve ser único e garantir uma experiência positiva.

Além disso, as embalagens oferecem uma série de outros benefícios para a sua farmácia de manipulação. Quer saber quais são? Continue a leitura!

Como a embalagem dos produtos podem criar um diferencial interessante para a farmácia?

A importância de agradar o cliente é um fator primordial. Afinal, se o cliente não gosta do formato da embalagem dos produtos, você pode perdê-lo para outra empresa.

Além disso, o material de alguns produtos, até o final dos anos 90, não era desenvolvido considerando seu descarte na natureza. Porém, essa realidade mudou e, hoje em dia, qualquer produto que não seja biodegradável, ecologicamente amigável (eco-friendly), não é bem-visto pela sociedade.

E para ajudar a sua farmácia a se destacar através das embalagens dos produtos, há vários estudos da parte de designers, para tornar a experiência do cliente única. Entre eles:

  • O packaging: analisa como um produto será transportado e estocado, e se a embalagem é segura para cumprir seu papel.
  • A unboxing experience: como o fato de abrir determinado produto pode deixar o consumidor confortável para usá-lo repetidamente, e como a embalagem atrai visualmente.

Veja como a embalagem dos produtos da sua farmácia de manipulação podem ajudar na fidelização dos clientes:

1. Ajuda na tomada decisão

Veja alguns questionamentos que podem ajudar a desenvolver uma embalagem melhor : o material é resistente à umidade e calor? Sua cor e rótulo são agradáveis? Ela confere leveza ao produto que abriga? A tampa é resistente, mas oferece abertura facilitada? Tem travas ou é possui a abertura frouxa? Pode ser perfurada com facilidade e, assim, desperdiçar o produto? Qual a tecnologia utilizada que faz com que o consumidor compre mais vezes?

2. Fortalece o branding do seu negócio

Quando levamos em conta a expectativa do cliente, a chance de atingir o lado psicológico é maior. Ou seja, o cliente precisa estar satisfeito com o resultado do produto. Além disso, a facilidade que a embalagem proporciona na administração do manipulado, pode melhorar a experiência do consumidor com o produto e, assim, fidelizá-lo.

Quando há personalização de sua marca no produto, aumenta-se a chance de se ter um valor agregado ao produto.

3. Estimula compartilhamento social

Quando há satisfação pessoal, o cliente faz o marketing boca a boca, que é compartilhar com a família e amigos. Portanto, isso faz toda diferença para que a empresa aumente sua carteira de clientes.

A melhor forma de divulgar sua marca e produtos personalizando a embalagem de maneira marcante.Dessa forma, proporcionando referências ao consumidor, agregando ainda mais valor ao produto final.

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Referências: GS1 Brasil, Ideia Embalagens e Scuadra.