O setor de vendas de uma farmácia é muito importante, já que está diretamente ligado à saúde financeira do estabelecimento. E para que tudo ocorra bem, é fundamental focar no bom atendimento ao cliente. Para isso, é preciso preparar esse setor, bem como a gestão de equipe de vendas.

Visando aumentar as vendas em sua farmácia, treinar e motivar a sua equipe de vendas é uma etapa primordial. Lembre-se de que esse setor é o cartão de visitas da farmácia, por isso é essencial que ele receba a devida atenção. Saiba quais práticas incorporar!

1. Seja participativo 

Um líder deve saber incentivar a equipe, colaborando e mostrando o ritmo de trabalho adequado. Ou seja, é importante ser um facilitador, alguém que está sempre disposto a contribuir para que a equipe alcance os resultados. Fale o que espera do setor, chame os funcionários, individualmente, para uma conversa.

2. Mostre confiança na sua equipe

Mostrar que confia na sua equipe é uma excelente maneira de incentivá-la. Além disso, quando os colaboradores confiam em seu líder para buscar resultados, eles sempre são alcançados. Não fique apenas cobrando os resultados e sim, busque-os junto com eles.

3. Invista em técnicas de vendas

Através de treinamento para a sua equipe magistral, focados em técnicas de vendas, seus vendedores serão capazes de entender a mente do público-alvo. Além disso, eles conhecerão as características e benefícios que cada produto oferece.

Isso ajuda muito o setor, já que estarão preparados para constituir uma venda focada no que o cliente precisa e saberão instruí-los sobre os benefícios do produto comercializado.

O treinamento consiste em preparar a sua equipe de vendas para saber orientar o cliente sobre cada produto da farmácia. Ou seja, a equipe de venda precisa conhecer o produto comercializado para passar segurança ao cliente e sanar suas dúvidas.

4. Defina metas individuais e para toda a equipe

Defina metas para serem cumpridas dentro de determinado prazo, mostrando que confia na capacidade de cada um. Mas para isso, atente-se ao período ideal para atingir esses resultados e defina os passos a serem seguidos. Você pode definir metas diárias, semanais e mensais, indo além da vendas, mas incluindo também a negociação e prospecção.

Por exemplo, coloque como meta o quanto de vendas os funcionários poderão atingir dentro de um mês e bonifique cada um deles ao final, conforme a porcentagem que atingiram, individualmente.

5. Ajude a sua equipe analisar resultados

É importante sempre falar sobre as metas com a sua equipe, focando no passo a passo de cada ação. Estão batendo a meta? Converse com todos sobre o que foi feito e o que deu resultado para seguirem esses passos. Não se esquece de elogiá-los.

Caso estejam longe de bater a meta, sente junto para analisar o que pode ter dado errado. Analise as estratégias que foram adotadas e ajude a sua equipe a mudar o que está atrapalhando nos resultados. Além disso, considere:

  • Ouvir a sua equipe e suas justificativas para metas alcançadas ou não;
  • Converse com cada vendedor individualmente;
  • Explique a importância de focar nas ações e resultados para atingir as metas;
  • Resolva os problemas imediatamente sem culpar a equipe;
  • Mostre o que precisa ser feito e no que melhorar.

6. Esteja aberto para críticas e sugestões

Filtre as possíveis reclamações e faça delas algo para aprimorar ainda mais a sua equipe de vendas. Encontre, através da opinião dos colaboradores, formas de garantir o sucesso.

7. Humanize o atendimento

Não é impossível humanizar o atendimento e isso contribui para fidelizar um cliente. Lembre-se de que, ao receber um bom atendimento, o cliente vai querer voltar a comprar e indicar a sua farmácia. Portanto, treine a sua equipe para ser mais cordial, educada e simpática. Além disso, eles precisam ter pleno conhecimento técnico do produto para ofertar ou complementar com produtos adicionais.

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Referências: DrVendas, HOS, Trier Sistemas e Checklistfácil.