Para administrar um negócio não basta se preocupar apenas com processos internos. Há uma série de questões “fora” da farmácia de manipulação que podem impactar seus resultados. Assim, é necessário expandir os esforços de gestão para abranger toda a cadeia que a engloba. A escolha dos melhores fornecedores é um dos aspectos cruciais nesse sentido.

Esses profissionais estão envolvidos indiretamente com a rotina da empresa. Se eles não cumprirem os prazos estipulados e não entregarem produtos de qualidade, todo o trabalho pode ser comprometido. Portanto, é necessário cuidado na hora da contratação.

Hoje iremos falar melhor sobre esse assunto, que tanto permeia as suas operações!

Estratégias para escolher os melhores fornecedores

Acertar na escolha dos melhores fornecedores não é uma tarefa tão simples. Há diversos fatores a serem analisados, não é mesmo? Mas, é possível encontrar os profissionais mais adequados seguindo algumas dicas. Tome nota!

1. Analise o serviço oferecido

Verifique se o fornecedor oferece boas condições de pagamento, garantias, dispõe de boas políticas de troca e se trabalha com a logística reversa.

2. Confira o histórico

Você deve avaliar a empresa fornecedora e conferir seu histórico de mercado para verificar a questão confiabilidade. Através do CNPJ é possível saber se ela está com suas obrigações em dia. Solicite referências de outros clientes e busque possíveis reclamações na internet. Assim você terá mais tranquilidade ao escolher determinado profissional.

3. Frequente eventos do seu setor

Fique antenado às feiras, congressos, workshops que acontecem na sua área de atuação. Esses eventos ocorrem para que as empresas possam expor e divulgar seus produtos. Esta é uma ótima oportunidade para conhecer novos fornecedores e fazer negócios promissores. Quanto mais renomado for o evento, aumentam as chances de que os participantes sejam empresas conceituadas.

Eventos de grande porte são ótimos, inclusive, para conhecer novidades do setor. Além do que, você pode aproveitar para fazer novos contatos e, inclusive, conquistar novos clientes. Esteja sempre atento às oportunidades, que pode ser um fornecedor, uma dica interessante, um novo parceiro de negócios, etc.

4. Faça um planejamento de estoque

Defina qual é o tipo de negociação que você terá com o fornecedor. Dessa forma, fica mais fácil identificar se determinado profissional oferece o que você precisa. Considere se você vai comprar produtos por demanda, quantidades menores ou maiores e se vai estocar e revender.

Esse apoio externo é muito importante para o seu plano de negócios e o cumprimento de metas de produção. Além disso, defina se você vai comprar tudo finalizado ou apenas uma parte e produzir o restante em sua farmácia.

Mas antes, verifique a sua infraestrutura, mercado e condições financeiras, se o seu espaço é suficiente para ter um estoque e quanto de produtos você poderá estocar. Não se esqueça de contar com outras informações relevantes, como custos, giro de vendas e prazo de validade dos produtos.

5. Posicionamento da marca

Essa é uma questão que pode fazer toda a diferença na lucratividade e imagem da sua empresa. Os consumidores estão dispostos a pagar até um pouco a mais para ter um diferencial, que sua concorrência não oferece.

Esses diferenciais podem estar ligados à responsabilidade ambiental e preocupação com a sustentabilidade. Além do que, a tecnologia e inovação investida no matéria prima, também geram valor para seu produto final.

O importante é que o posicionamento de marca e a imagem que os produtos do seu fornecedor possuem no mercado, sejam tão positivos ou ainda melhores do que de seu próprio negócio.

Como identificar e evitar fraudes?

Focar em uma seleção rigorosa ao escolher os melhores fornecedores, contribui com a redução de custos, gerando mais segurança e confiabilidade. Mas como garantir o bom fornecimento de matérias-primas e produtos?

Atente-se a importância da homologação dos fornecedores, identificando essas características que um bom fornecedor deve possuir:

  • Qualificações técnicas
  • Antecedentes estáveis
  • Regularidade fiscal
  • Habilitação jurídica
  • Situação econômico-financeira estável

Dessa forma, os riscos são menores em relação ao não cumprimento de prazos de entrega. Além disso, possíveis erros nos pedidos e imprevistos serão minimizados.

Outro ponto importante é verificar cada fornecimento e fazer uma avaliação do profissional. Para isso, atente-se se ele cumpre esses critérios:

  • Cumpre o que foi especificado?
  • É pontual nas entregas?
  • Oferece apoio técnico?
  • Seus produtos possuem qualidade?
  • Repassam informações sobre o status do pedido?

Não se esqueça de analisar se o fornecimento de seus serviços é adequado e se ele dispõe de preços mais atrativos.

Escolher os melhores fornecedores, ou seja, estratégicos e confiáveis, é importante tanto para o seu negócio quanto para os produtos. Ao contar com profissionais éticos, você estará tomando medidas protetivas para garantir boa conduta empresarial.

Quer ficar sempre bem informado sobre o mundo magistral? Inscreva-se em nossa newsletter!

Referências: eGestor, Literis, IBID, Profissional de e-commerce e ElPais.