A experiência que o cliente possui em sua empresa, determinará se ele será ou não fidelizado. Mas você sabe do que se trata o conceito “experiência do cliente”? Ele consiste nas interações que o consumidor terá com a sua empresa e como ele se sentirá em meio a isso.

Ou seja, quando a interação excede as expectativas do consumidor, ele fica satisfeito. Com isso, as chances de retê-lo e fidelizá-lo são maiores, além de que ele fará uma divulgação positiva do seu negócio.

Ao adotar ações mais inteligentes, você aprimora esse atendimento e obtém resultados satisfatórios. Entre as opções, a sua farmácia de manipulação pode, e deve, investir em tecnologias. Saiba como isso poderá ajudar o seu negócio!

Como a tecnologia pode contribuir em melhorar a experiência do cliente?

Existem muitas ferramentas e soluções tecnológicas que você pode usufruir com o intuito de melhorar a experiência do cliente. Através da tecnologia, você tem uma grande aliada na gestão de relacionamento com o consumidor.

Porém, é preciso ter certo conhecimento para fazer uso dela e ter uma experiência positiva em sua farmácia de manipulação. Aproveite que os clientes estão cada vez mais envolvidos em diferentes interações com as empresas das quais eles compram produtos e serviços.

Para isso, invista em tecnologias para melhorar a experiência do seu consumidor, obtendo informações por meio de pesquisas para melhorar o atendimento, por exemplo.

Saiba que através dela, você pode personalizar o atendimento, ser mais eficiente e ágil nos processos, tomar decisões acertadas, entre outros.

Como aplicar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Para aplicar a tecnologia a fim de melhorar a experiência do seu cliente, siga essas dicas:

1. Faça uso das redes sociais

As redes sociais contribuem com a interação entre clientes e empresa e na sua farmácia de manipulação, elas podem ser muito úteis. Você pode investir na solicitação de orçamentos, esclarecer dúvidas, receber sugestões e responder a reclamações, de forma mais personalizada. Ou seja, por meio das redes sociais, a sua farmácia manterá diálogos mais íntimos, conforme o perfil do cliente. Além disso, você deve utilizá-las para fazer ofertas, anúncios de novas fórmulas, excipiente, entre outros.

2. Agilize a logística

Isso é fundamental para compreender o seu cliente e a satisfação que ele tem com os manipulados/fórmulas adquiridos em sua farmácia. Saiba que o uso dos comentários que os consumidores fazem é muito importante. Através da tecnologia, você pode focar mais na pesquisa de experiência que o cliente teve. Para isso, invista em aplicativos de pesquisas e em plataformas de relatórios. São muitas a técnicas de transferência de dados que podem contribuir para que a sua empresa se envolva mais com o cliente e tenha feedbacks que ajudem a melhorar sua experiência.

3. Tenha uma gestão de filas

As filas desanimam qualquer cliente na hora de concluir uma compra, fazendo com que desistam de determinados itens. Porém, você pode driblar esse problema, apostando na tecnologia. Uma câmera voltada para a entrada da sua farmácia pode perceber um cliente chegando, além do estipulado. Então, ela envia um comando para que se abra um novo caixa, bem como uma mensagem no celular do gerente, resolvendo o problema em relação à espera.

4. Invista no pós-venda

O pós-venda faz parte das etapas da venda e você pode investir em canais de comunicação para reter o cliente. Entre eles, o e-mail marketing, a newsletter, entre outros. Use esses canais para agradecer a compra e saber se a fórmula está sendo eficaz. Tire as dúvidas que os clientes possam vir a ter e aproveite para divulgar ofertas e produtos novos.

Então, pronto para investir em novas tecnologias a fim de melhorar a experiência do cliente?

Gostou do conteúdo? Aproveite para ler sobre a experiência do consumidor!

 

Referências: Belluno, ITF 365, Himarket, Panorama Positivo e NoVarejo.