Os consumidores atuais costumam exigir muito mais da farmácia. Com uma grande quantidade de concorrentes oferecendo os mesmos produtos, o mercado exige que empresários do ramo magistral criem estratégias para fidelizar clientes em sua farmácia, se quiserem continuar competitivos.

Além de se preocupar com a qualidade dos produtos oferecidos, a farmácia precisa conquistar seus clientes através de diferenciais. Atendimento personalizado, facilidades como estacionamento, diversidade de meios de pagamento e programas de fidelidade são alguns dos recursos que tendem a conquistar e fidelizar os clientes.

Conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um antigo. O cliente fidelizado já está acostumado com as normas, com o estilo de atendimento da sua farmácia e tende a indicar seu estabelecimento para seu círculo social, tornando-se um promotor de sua marca.

Como fidelizar clientes em sua farmácia?

Para fidelizar clientes em sua farmácia, você precisa aplicar algumas técnicas. Aqui, selecionamos algumas para te ajudar. Confira!

1. Aposte em um programa de fidelidade

Ótimo recurso aplicado em empresas de todos os ramos na hora de fidelizar o cliente. Oferecer descontos na própria farmácia ou conseguir parceiros para oferecer cada vez mais prêmios e facilidades para o cliente fiel. Se o cliente tiver o sentimento de  que é exclusivo e ainda perceber vantagens ao realizar compras no seu estabelecimento, com certeza estará fidelizado.

2. Implemente uma estratégia de relacionamento

Estreitar os laços entre farmácia e cliente é um diferencial. O cliente, além de exigir produtos de qualidade, deseja um atendimento receptivo, organizado e efetivo. Também é importante manter o contato com o cliente mesmo quando este não está pensando em comprar seus produtos. Com um cadastro completo dos clientes, é possível ter as informações necessárias e trabalhar uma estratégia de comunicação em datas comemorativas, aniversário, etc. Instrua toda sua equipe para prestar um atendimento exclusivo ao cliente, inteirando-se do histórico do cliente e chamando-o pelo nome. São pequenas ações que levam satisfação para o comprador.

3. Agregue mais valor ao seu serviço

Além dos produtos com preços justos, o atendimento adequado e prestativo pode ser fundamental para agregar mais valor à sua farmácia. Existem várias estratégias para investir, como a demonstração de produtos, cosméticos, maquiagem e perfumaria. Palestras ou encontros com profissionais variados da saúde ou beleza ajudam muito para que os clientes possam tirar suas dúvidas.

Outra estratégia importante é a criação de um consultório farmacêutico, em que os clientes possam ter uma relação mais próxima com o profissional. Nesse espaço é possível receber orientações sobre os medicamentos, modo de usar e efeitos colaterais.

4. Investir em treinamento da equipe

Além de orientar os clientes, a equipe precisa encantá-los no atendimento. A solução rápida de problemas e dúvidas, além da indicação de produtos novos de acordo com o perfil do cliente, é uma das chaves para fidelizá-los em sua farmácia. É importante que o proprietário da farmácia treine bem sua equipe para este fim, oferecendo um atendimento de qualidade para que supere a expectativa dos clientes.

5. Tenha bons fornecedores

Além de garantir produtos de qualidade, ter bons fornecedores e boas marcas em seu mix de produtos pode ser um atrativo para fidelizar clientes em sua farmácia. Para a farmácia de manipulação, adquira insumos de qualidade e inovadores, que possam oferecer diferentes vantagens aos seus clientes, como por exemplo a linha de probióticos Lab2Pro.

Distribuída exclusivamente pela Purifarma, a linha possui vantagens como: duplo revestimento, sem necessidade de refrigeração, o que torna seu custo de transporte menor, além de garantir a qualidade do probiótico, mesmo em condições adversas.

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Referências: Farmarcas, Izio e Conselho Magistral.