Você já se perguntou o quanto pode extrair da sua farmácia? Afinal, é comum o cliente ir até o seu estabelecimento com uma receita médica ou com uma compra específica em mente. No entanto, para o gerenciamento de medidas, outros serviços oferecidos na farmácia podem ser interessantes. É sobre isso que falaremos hoje!

Enquanto boa parte dos consumidores mantém seu foco em soluções farmacêuticas para o gerenciamento de medidas, existem soluções adicionais que podem potencializar os resultados. Desde o cuidado farmacêutico até a orientação medicamentosa, todos esses fatores somados podem ajudar a população alcançar mais qualidade de vida.

Então, que tal conhecer como as farmácias podem promover ainda mais saúde e bem-estar, quando o assunto é gerenciamento de medidas? Continue a leitura para saber mais!

Atendimento consultivo

Uma das técnicas de atendimento mais eficientes, a venda consultiva quando realizada na farmácia, procura atender as necessidades, focar nos interesses e sanar as dores do cliente. Dessa maneira, é feito todo um atendimento personalizado na farmácia, em que o farmacêutico busca conhecer o histórico clínico completo do paciente.

Dessa maneira, o cliente explica como têm feito o gerenciamento de medidas, suas principais dificuldades, experiências e resultados com os produtos farmacêuticos. Essa é uma maneira do profissional de saúde entender qual é a melhor solução e oferecê-la ao cliente. Além disso, é muito comum que o atendimento consultivo também ofereça soluções específicas que o cliente não conhecia e que podem ser mais vantajosas para ele. 

Aplicação da antropometria

Uma avaliação antropométrica pode revelar ótimos números e informações nutricionais sobre um indivíduo. Para isso, são consideradas fatores como peso, altura, diâmetro e dobras cutâneas. 

Assim, pode-se saber como se dá a compleição física do paciente e como seu peso está distribuído. O que facilita um tratamento mais específico para o gerenciamento de medidas. Podendo, neste caso, combinar-se alimentação, exercícios físicos e soluções farmacêuticas efetivas. 

Acompanhamento farmacoterapêutico: bioimpedância

Por meio da passagem de uma pequena corrente elétrica pelos tecidos corporais é possível avaliar qual é a composição do corpo. Sendo assim, a bioimpedância é um exame feito pelo profissional de saúde para estimar a massa magra, gordura abdominal, água corporal e demais dados que informam sobre a nutrição do paciente.

Além disso, é uma boa forma de acompanhar a evolução e progresso do paciente. Essas informações servem como guias no gerenciamento de medidas e demonstram como vai o estado nutricional e o que é necessário melhorar para conseguir uma nutrição funcional.

Combinação de fórmulas

Parte estratégica no gerenciamento de medidas, as fórmulas farmacêuticas podem ser indicadas para oferecer soluções que suprem as especificidades e necessidades do paciente. Já existem diferentes tipos de ativos que podem controlar a saciedade, queimar gordura, tratar a compulsão alimentar e oferecer nutrientes necessários para a dieta alimentar. 

Para isso, será vital que o farmacêutico faça uma revisão médica que poderá indicar qual combinação de ativos é a mais vantajosa para o paciente. Assim como, de que forma poderá atingir os resultados de um gerenciamento de medidas. E por último, unir esse tratamento com as demais iniciativas, como nutrição balanceada e prática de exercícios.

Então, a sua farmácia já possui ativos voltados para o gerenciamento de medidas? Clique aqui para entrar em contato conosco e conheça nosso catálogo de produtos especializados.

Referências: Hospital Albert Einstein e Dra. Suzana Vieira.