Através da boa gestão de tempo, você consegue aumentar a sua produtividade. Mas para isso é preciso ter disciplina necessária e uma vida equilibrada. Conheça aqui algumas dicas que vão te ajudar a gerir as tarefas de forma eficaz, mantendo a qualidade de vida.

Qual é a importância da gestão de tempo?

Diferente do que muitos pensam, administrar o tempo não é ter total controle das suas horas. Quando se trata de gestão de tempo, significa que você deve conseguir organizar as suas horas de forma que todas as suas tarefas sejam executadas.

Além de conseguir realizar as tarefas por ordem de importância e de forma otimizada, também se deve focar na qualidade de vida. Uma boa administração de tempo contribui com a redução dos níveis de estresse, realização das tarefas dentro do prazo e com a entrega de resultados mais positivos.

Ou seja, saber gerir o tempo é poder entregar as tarefas dentro dos prazos, ser mais produtivo e não se estressar.

Como aplicar a gestão de tempo?

Confira algumas dicas de gestão de tempo para aumentar a sua produtividade e alcançar a excelência dentro do período esperado. Veja o que considerar para uma boa gestão na sua farmácia de manipulação:

1. Mantenha tudo organizado

Para não perder tempo é fundamental manter a organização no ambiente de trabalho. Essa regra não vale apenas para a sua mesa como também para as tarefas que deverão ser executadas.

Liste o que você deve fazer primeiro, como se fosse um passo a passo até o final do dia. Faça uma lista simples com os itens mais importantes primeiro, para que tudo seja executado da melhor forma.

2. Foque em uma tarefa por vez

Isso ajuda a se aprofundar mais em determinada atividade, contribuindo para que ela seja terminada com mais qualidade. Dessa forma você não precisa fazer de novo e perder tempo voltando na mesma tarefa. Ao se comprometer com uma coisa de cada vez, você mantém o foco e determinação, aumentando assim, a produtividade.

3. Saiba calcular o seu tempo

Para uma gestão de tempo eficaz, é fundamental você calcular o tempo necessário para cada tarefa e priorizá-la. Verifique o tempo que precisará para uma reunião, atender pedidos por e-mail, para comprar e preparar insumos, entre outros. Ter um tempo definido para cada atividade faz toda a diferença para um melhor aproveitamento do seu tempo.

4. Evite distrações

Uma simples olhada nas redes sociais, parar para conversar com os colegas de trabalho, pausas frequentes para o cafezinho e outras coisas podem atrapalhar suas atividades diárias. Isso afeta o seu tempo e fará com que você tenha que correr para entregar o serviço dentro do prazo. O resultado pode não ser tão eficaz quanto deveria.

5. Relaxe!

Trabalhar demais em um só dia, mantendo frequência nesse ritmo, acabará te deixando cansado e o resultado é a baixa produtividade. Mesmo que você esteja inspirado, é preciso respeitar os horários de descanso. Portanto, busque relaxar e mantenha a alimentação correta. Não se esqueça que a exaustão resulta na falta de foco por você estar com a mente cansada.

Você usa alguma técnica diferente? Conta pra gente e deixe o seu comentário!

Referências: Ignição Digital, UOL e-commerce, Workana e HashTrack.