Mesmo que uma farmácia tenha sucesso em manipulação de fórmulas, sempre existem maneiras de torná-la mais eficiente e produtiva. Com nossas dicas para layout de farmácia, você vai vender mais, e melhor. Embora pareça se tratar de algo simples, é uma operação que pode melhorar seu faturamento.

Afinal, com um layout bem organizado, é possível garantir a melhor visibilidade dos seus produtos. Além disso, é a garantia de que mais deles sejam expostos.

Com o objetivo de lhe ajudar nesse sentido, montamos este conteúdo para apresentar três dicas indispensáveis. Continue a leitura para conhecê-las!

1. Invista em uma entrada livre com visão para a loja

Tem algo mais desagradável do que entrar em uma farmácia e encontrar dificuldade para enxergá-la melhor, ou seja, de forma completa? Para que isso não prejudique a sua loja, bem como a experiência do cliente, invista em uma entrada livre. Dessa maneira, fica mais fácil para os consumidores terem uma visão ampla do seu negócio.

Por exemplo, na entrada da farmácia, disponibilize espaço para que o cliente decida por qual corredor deseja caminhar, para encontrar o produto que deseja, caso sua farmácia de manipulação seja ampla. Em caso de farmácias menores, tanto as prateleiras laterais, quanto o balcão, devem estar livres de obstáculos.

2. Observe a disposição do mobiliário

Para garantir que o layout da farmácia contribua para o sucesso de sua loja, busque dispor o mobiliário de modo a garantir que o cliente consiga transitar pelo estabelecimento sem qualquer dificuldade.

O ideal é que o mobiliário seja disposto de maneira a criar um ambiente amplo. Dessa forma, possibilitando conforto, agradabilidade e agilidade no processo de busca do produto.

Em negócios maiores, os corredores devem ser livres o suficiente para garantir que mais de uma pessoa consiga transitar entre eles, sem qualquer problema.

3. Separe os produtos por categorias

Uma das principais dicas de layout de farmácia, é disponibilizá-lo de forma que valorize a separação dos medicamentos ou produtos, em geral, por categorias. Além disso, tudo deve ser sinalizado por uma comunicação visual eficiente, que possibilite ao consumidor encontrar o que deseja, com rapidez.

Geralmente, em uma farmácia de manipulação, temos as seguintes categorias: cosméticos, suplementos alimentares, nutracêuticos, produtos de higiene pessoal, fitoterápicos, dermocosméticos, medicamentos homeopáticos, florais, etc.

A separação por categorização de produtos contribui para melhorar a experiência do cliente no ambiente da farmácia.

De modo geral, podemos dizer que o layout de uma farmácia deve ser pensado para garantir uma excelente experiência para o cliente. Sobretudo, para que ele consiga transitar no local sem dificuldades, mas também para provar produtos ou sentir fragrâncias de maneira confortável. Com os produtos ao alcance dos olhos e das mãos, fica mais fácil se decidir pela compra.

A maioria dos clientes, gosta de tocar nas embalagens, ler os rótulos, sentir os produtos. Portanto, é importante também que fiquem expostos alguns produtos sinalizados como “provador”.

Acima de tudo, o layout da farmácia deve colaborar para o adequado funcionamento do estabelecimento. Ele deve ser funcional.

E mais: a sua farmácia não deve se preocupar apenas com o layout. Sobretudo, também em capacitar a sua equipe de trabalho para saber como operar em um ambiente como esse. Por isso, invista na qualificação dos seus colaboradores para alcançar seus objetivos de forma rápida e tranquila. Nós escrevemos um artigo completo sobre capacitação da equipe farmacêutica. Clique aqui para ler!

Gostou de saber mais sobre layout de farmácia? Assine nossa newsletter e receba temas relevantes para a gestão da sua farmácia de manipulação.

Referências: Guia da farmácia