A leitura é uma ótima forma de se manter atualizado em seu ramo de atuação. E na farmácia magistral não é diferente. Existem vários livros para farmacêuticos que têm leitura indispensável.

Seja sobre farmácia ou outros assuntos que agregam a qualquer profissão, os livros podem trazer muito conhecimento para o profissional. Através deles, o aprendizado é constante.

Ricos em informações, o aprendizado que os livros proporcionam pode ser o diferencial na carreira de qualquer profissional. Portanto, adquirir o hábito da leitura pode trazer muitos benefícios à vida e à carreira. Então, quer saber como isso se aplica à rotina do farmacêutico? Continue a leitura!

Livros para farmacêuticos: Sobre Farmácia ou especificamente para farmacêuticos

São muitos os títulos de livros para farmacêuticos que não podem faltar em seu acervo. Destacamos aqui alguns  que podem te ajudar a obter um diferencial competitivo. Então, confira a seleção!

1. Formulário Médico-Farmacêutico – José Antônio de Oliveira Batistuzzo

Contém importantes informações sobre princípios ativos e suas dosagens, além de formulações magistrais. Em suma, indica posologia, recomendações e modo de usar das fórmulas. Além disso, aborda informações sobre conversão entre sais e bases e outras substâncias de extrema importância ao farmacêutico.

2. Guia Prático da Farmácia Magistral – Anderson de Oliveira Ferreira

Oferece orientações farmacotécnicas, assim como boas práticas e controle de qualidade. Primordialmente, descreve informações sobre preparo de diversas fórmulas, excipientes e suas informações técnicas. Dessa maneira, o livro orienta o farmacêutico magistral sobre a atividade e sobre formulação de medicamentos, de forma clara e descomplicada.

3. The Complete Drug Reference – Martindale

Esta obra de referência traz informações sobre mais de 6 mil drogas e fármacos utilizados no mundo todo. Além disso, traz também preparações e tratamentos para diversas doenças, informações sobre ervas medicinais e excipientes. Por fim, lista também drogas recreativas, vacinas, meios de contrastes, além de substâncias tóxicas e pesticidas.

4. Preparações orais líquidas – Anderson de Oliveira Ferreira

Livro que orienta sobre manipulação magistral de várias fórmulas, indicadas para clínica geral, geriatria e pediatria. Todos em fórmula oral líquida, até produtos e formulações descontinuadas. Portanto, seu conteúdo agrega mais conhecimentos ao farmacêutico.

5. Gestão Estratégica para Farmacêuticos – Leonardo Doro Pires, Lenin Cavalcanti Brito Guerra e Marcel Lima Ribeiro de Dantas

Mostra aos farmacêuticos como atuar como gestores, desenvolvendo planejamento estratégico e habilidades de liderança. Em resumo, fala sobre o que é a gestão estratégica e como aplicar no ramo da farmácia, com embasamento teórico e exemplos práticos.

Livros para farmacêuticos: Assuntos diversos

Existem ainda outros títulos, sobre empreendedorismo, marketing e comunicação. Então, se você quer obter mais conhecimentos, veja a nossa lista!

1. Seja foda – Caio Carneiro

Livro para aprender atitudes e comportamentos necessários para obter resultados incríveis, em todos os setores da vida. Além de provocante e inspirador, instiga o leitor a tomar consciência do que é preciso para realizar seus sonhos.

2. O poder do hábito – Charles Duhigg

Estudo profundo e verdadeiro sobre os hábitos, como funcionam e como podemos transformá-los. Dessa forma, mostra como é possível obter resultados positivos mudando hábitos, na vida financeira e pessoal. Então, que tal uma mudança positiva de vida?

3. Produtividade e ambiente de trabalho: Gestão de pessoas e carreiras – Elza Veloso e Leonardo Trevisan

Discute as peculiaridades e incertezas relacionadas ao cenário de trabalho contemporâneo, principalmente no Brasil. Apresenta estudos de casos de empresas brasileiras e multinacionais, e setores mais produtivos.

4. O segredo de Luísa – Fernando Dolabela

Referência no assunto empreendedorismo, o livro trata o assunto com uma história cheia de conflitos, reviravoltas e personagens cativantes. Surpreendentemente, usando a personagem Luísa, o autor aprofunda-se em assuntos como marketing, administração, finanças e organização empresarial.

Então, você já conhecia alguns desses títulos de livros para farmacêuticos? Conte-nos a sua opinião e como a leitura agregou no seu trabalho.

Referências: I-Bras e Farmacêutica Curiosa.