Planejar e implementar estratégias de vendas é uma tarefa constante no mundo dos negócios. Em especial para mercados competitivos, como é o caso das farmácias magistrais. Por isso, elaborar técnicas para atrair e fidelizar clientes é sempre uma boa maneira de se reinventar e se manter em destaque. O nicho de mercado é uma dessas fórmulas!

O empreendedor farmacêutico sabe que possui um amplo público com diversas necessidades e preferências. Esses perfis variados, às vezes, podem desnortear a farmácia e fazê-la investir sem direcionamento. No entanto, faz parte da pesquisa de mercado conhecer quem é seu cliente, seu perfil e suas dores. Escolher um nicho de mercado pode ser a melhor forma de especializar a farmácia em um público que está inexplorado.

Mas o que isso quer dizer? Continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto.

O QUE SIGNIFICA NICHO DE MERCADO?

Para tornar a explicação mais simples, vamos apresentar exemplos. O público farmacêutico vai do cuidado infantil até os idosos. Sendo assim, é comum que a farmácia ofereça soluções básicas para cada um desses consumidores. Mas ela pode ir além. 

Dentro do público infantil, por exemplo, existem os pequenos que possuem alergias e algum tipo de intolerância alimentar. Assim, eles possuem necessidades específicas que nem sempre são atendidas pelas farmácias ou esta oferece poucas opções. Esse grupo pequeno é chamado de nicho de mercado. A farmácia que decidir focar sua atenção nele terá grandes oportunidades de negócio, pois estão resolvendo dores específicas de uma parcela especial do mercado.

COMO DESCOBRIR SEU NICHO DE MERCADO?

Essa é uma das dúvidas mais comuns, o que também inclui como atender esses consumidores específicos. O primeiro passo é pesquisar mercado, por mais experiente que seja a marca farmacêutica. Todos os dias, novos padrões de consumo são formados e novas demandas surgem. Então estudar as novidades do setor é fundamental.

Em segundo lugar, é momento de analisar como a farmácia pode preencher essa lacuna, se ela possui condições para isso e quais são as expectativas com esse investimento. Ou seja, determinar se esse nicho de mercado é o ideal para a farmácia. Também deve-se estudar os concorrentes e analisar como a sua farmácia pode atender melhor o nicho escolhido.

Em terceiro lugar, é preciso planejar como será a implementação desse nicho, quais estratégias serão cruciais para atrair esse público até sua farmácia. Definir preços competitivos, variedade no catálogo, vantagens para esses clientes, entre outros benefícios, podem fazer parte da sua estratégia.

QUAIS NICHOS SÃO ATRATIVOS?

Para as farmácias de manipulação, suprir necessidades específicas faz parte da sua essência. Essa característica a coloca na frente do mercado e possibilita que ela seja capaz de criar condições exclusivas para sanar as dores do seu nicho de mercado. Mas quais nichos podem ser interessantes? Confira:

  • Mercado vegano: cada ano aumenta o número de adeptos dessa filosofia de vida e alimentação. Da mesma maneira, a farmácia deve adaptar seus produtos para esse nicho de mercado e oferecer produtos exclusivos. 
  • Atletas: dentro deste público, é possível encontrar nichos específicos, como atletas de alto rendimento, que precisam de fórmulas específicas. Por isso, pode ser um público consumidor que vale a pena para a farmácia.
  • Skincare: a procura por produtos para a pele também é outro nicho de mercado interessante. Para isso, algumas farmácias já apostam em cosméticos e perfumaria como aliada aos dermocosméticos. Tenha atenção para atender diferentes tipos de pele, pode ser uma bela jogada.
  • Homeopatia: um dos tipos de tratamentos mais conhecidos, a homeopatia continua atraindo pacientes que procuram por alternativas terapêuticas. Estudar esse público e atender suas demandas constitui uma ótima estratégia.

E o que faz parte de um bom planejamento para o nicho de mercado? Pensar em ações promocionais que tenham em mente a jornada do cliente. Essa tem que ser desenvolvida com o objetivo de oferecer a melhor experiência.

Leia aqui sobre como criar ações promocionais e obtenha mais sucesso no momento de definir seu nicho de mercado.

Referências: Rock Content, Guia da Farmácia e Neil Patel