É crescente o número de pessoas interessadas em opções naturais para os cuidados com a saúde. Para atender a essa demanda, os nutracêuticos são a melhor alternativa terapêutica. Mas por quê?

Eles oferecem diversos benefícios e podem ser apresentados em diferentes categorias. Portanto, além de serem opções naturais, também contribuem para diversificar o mix de produtos na farmácia magistral.

Quer saber como vendê-los e também aumentar a lucratividade do seu estabelecimento? Continue a leitura!

COMO AUMENTAR A VENDA NA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO COM OS NUTRACÊUTICOS?

Os nutracêuticos podem ser coadjuvantes à alimentação saudável, fornecendo nutrientes essenciais à saúde. Por apresentarem uma fórmula concentrada, fornecem o que há de melhor em cada alimento. Eles também são classificados como suplementos dietéticos e podem ser apresentados na forma de tabletes, comprimidos ou cápsulas.

Além disso, os nutracêuticos podem ser divididos em três categorias:

  • Fonte alimentar: obtidos de origem animal, vegetal, bactérias ou leveduras;
  • Propriedade funcional: agrupação que considera as propriedades fisiológicas do componente, por exemplo, antibacteriana, antioxidante, anti-inflamatória, entre outras;
  • Natureza química: une os nutracêuticos de acordo com as suas características moleculares/químicas.

Ademais, os nutracêuticos auxiliam eficazmente nos mais variados tratamentos, garantem bem estar e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, trazem benefícios à pele, e muitas pessoas utilizam esse tipo de produto para finalidades estéticas.

BENEFÍCIOS DOS NUTRACÊUTICOS

Confira os efeitos positivos de alguns nutracêuticos:

  • Probióticos: contribuem com o bom funcionamento do intestino, inclusive, ajudam na redução do risco de câncer;
  • Polifenóis: inibem a formação de coágulos, inflamações e células cancerígenas;
  • Catequinas: possuem ação antioxidante e inibem a formação de placas de gordura no sangue;
  • Licopeno: diminui o risco de doenças cardiovasculares, além de proteger contra o câncer.

BELEZA QUE VEM DE DENTRO

Estudos demonstraram que a ingestão de nutracêuticos fortalece os efeitos de produtos farmacêuticos. Um bom exemplo são aqueles voltados para o cuidado com a pele. Sendo assim, o consumo de nutracêuticos específicos que visam garantir o fornecimento de nutrientes nas quantidades adequadas, pode potencializar a absorção de ativos para a pele.

Dessa maneira, esses produtos melhoram o aspecto e qualidade da pele. Assim como auxiliam o paciente e profissional da saúde na obtenção de resultados favoráveis. Segundo um estudo feito por Schalka et al. (2017), os autores avaliaram a eficácia de um nutracêutico contendo luteína, licopeno, vitamina C e manganês. A ideia era verificar como essa combinação agia sobre a síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico em fibroblastos humanos in vitro. Os resultados mostraram um aumento no estímulo da síntese dos três elementos essenciais para a estruturação da derme, ou seja, aqueles responsáveis pela firmeza e elasticidade cutâneas. Adicionalmente, o uso dessa substância representa um grande potencial para retardar o envelhecimento da pele.

Aliás, boa parte dos nutracêuticos são voltados para combater os sinais do envelhecimento. São diversos os produtos específicos para amenizar ou retardar as primeiras evidências de que a pele está perdendo seu aspecto jovial. Mas com os nutracêuticos, sua ação tem como objetivo estimular a produção de proteínas e demais nutrientes para a ativação da constante reestruturação da pele. No mercado existem diversas possibilidades de nutracêuticos indicados para os exemplos citados e com variadas formulações feitas sob medida para a saúde da derme.

Portanto, é importante que o prescritor reconheça e pontue para o consumidor esse tipo de benefício exclusivo e personalizado. Assim como indique ao paciente quais são os produtos mais recomendados para cada caso, de acordo com as necessidades do paciente. Afinal, cada tratamento deve seguir as demandas, perfil e necessidades fisiológicas do paciente. O médico pode atuar na indicação de melhores formas farmacêuticas que podem ter efeito na obtenção de sucesso no tratamento.

QUAIS OS PRODUTOS MAIS INDICADOS PARA OFERECER NA FARMÁCIA MAGISTRAL?

Os nutracêuticos são compostos por substâncias e vitaminas que suprem as necessidades do corpo. Portanto, podem ser encontrados para diversas finalidades, como comentamos acima.

Assim, é possível oferecer diferentes opções de produtos dessa categoria. Especialmente os que contêm colágeno, devido à crescente procura.

Sobretudo, porque trata-se de uma proteína bastante importante para o corpo. Ou seja, benéfico para a saúde e integridade dos ossos, articulações, cabelos, pele e órgãos. É sabido que a carência de colágeno no organismo pode acelerar o envelhecimento precoce.

Ademais, entre os nutracêuticos que não podem faltar em sua farmácia de manipulação, estão os que fornecem:

1. COBRE

Mineral de grande importância para a saúde do cérebro e pele. Atua também na melhora da imunidade, bem como contribui com a saúde do coração. Além disso, possui ação antioxidante. Sua deficiência pode resultar em manchas na pele, osteoporose, neutropenia, problemas na tireoide, Parkinson e Alzheimer.

2. PROLINA

Está entre os aminoácidos codificados pelo código genético. Portanto, é um dos componentes das proteínas dos seres vivos, representando cerca de 4% dos aminoácidos do organismo.

3. VITAMINA C

Muito importante para o organismo por participar de vários processos metabólicos, reações, processos celulares e etapas bioquímicas. Contribui muito com a formação de colágeno, bem como aumento da absorção de ferro.

Além disso, suas funções também estão relacionadas ao processo de oxidorredução e inativação de radicais livres. Bem como previne anemia e é um cofator importante nas reações de hidroxilação. No geral, a vitamina C é fundamental aos seres humanos.

4. PEPTAN

Os aminoácidos de Peptan oferecem benefícios na beleza da pele, já que apoia a intrínseca rede de colágeno entre as camadas mais profundas. Ele também pode manter os ossos mais saudáveis, por contribuir com a saúde do sistema musculoesquelético.

Além disso, é importante saber que Peptan possui o mesmo conteúdo de aminoácido encontrado nos ossos e pele de humanos. Assim, também é um ingrediente bioativo natural de alta pureza, de fácil utilização e digestão.

Esses são alguns nutracêuticos que podem ser incluídos na sua farmácia, de forma, a atender aos seus clientes eficazmente.

Então, agora que você conhece as vantagens de se ofertar nutracêuticos, clique aqui e conheça técnicas para aprimorar as vendas na farmácia.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!

Referências: Minha Vida, Estadão, Tua Saúde, Explicatorium e ADCOS.