O mercado farmacêutico como o conhecemos já não é o mesmo. Ao lado de outras mudanças comerciais, os empreendimentos de saúde estão cada vez mais competitivos. Aliás, se tornou menos comum a compra de outras empresas do ramo com o intuito de “acabar” com a concorrência. O que vemos hoje são as parcerias estratégicas para farmácia, um modelo de negócio que traz muitas oportunidades.

Apesar de ainda não fazer parte dos objetivos de muitos empreendedores, as parcerias estratégicas começam a ganhar espaço. É a chance de encontrar parceiros para sua farmácia que possam melhorar seu posicionamento no ramo, aumentar a fidelização de clientes e oferecer um preço mais em conta.

Além disso, uma boa aliança pode consolidar a venda de uma ou várias linhas de produtos, assim como serviços. Esse apoio mútuo é o que faz a diferença. Dessa forma, ambas empresas podem obter mais ganhos com a medida e fortalecer o negócio, principalmente em tempos de crise. Contar com toda ajuda necessária pode ser o diferencial para manter o negócio em pé e prosperando.

Continue a leitura para saber como construir parcerias de sucesso!

PARCERIAS ESTRATÉGICAS x FORNECEDORES

É comum que os farmacêuticos considerem os fornecedores da farmácia magistral seus parceiros estratégicos. No entanto, essa é uma linha tênue que pode se transformar em uma parceria efetiva. Mas vamos por passos. O fornecedor é quem somente faz a venda de uma mercadoria, no caso da farmácia magistral, do insumo, por exemplo.

a parceria, visa condições especiais para ambos. Elas podem ser melhores condições de pagamento para a farmácia, descontos, exclusividade, pedidos maiores, entre outros. Dessa maneira, cria-se uma relação mais próxima entre fornecedor e farmácia, e o fornecedor se transforma em um parceiro estratégico.

BENEFÍCIOS DE FAZER PARCERIA

As parcerias podem trazer novidades tanto para a farmácia quanto para os clientes. Aliás, apostar nessa nova forma de melhorar o desempenho do negócio traz inúmeras vantagens. Entenda abaixo!

ATENDER MELHOR AS DEMANDAS DO SEU PÚBLICO

Você já deve conhecer o perfil do seu público e também o histórico de vendas da farmácia. Porém, é possível que esteja atuando sob um limite, por não possuir condições adequadas de oferecer mais e melhor. Ademais, sabemos que a cadeia produtiva de uma farmácia se apoia em diversos processos, que precisam estar alinhados para terem um bom resultado. Contar com parceiros que possibilitem a otimização desses processos será uma forma de atender melhor as demandas dos seus clientes.

ALCANÇAR METAS 

Todas aquelas metas e objetivos estabelecidos desde a abertura da sua farmácia e aquelas novas que foram se somando, podem ganhar um empurrão com as parcerias estratégicas. Para isso, alinhe as suas expectativas com seu potencial parceiro, estabeleça como vocês podem crescer juntos e demonstre como isso é benéfico para ambos. Assim, será mais fácil, rápido e eficiente atingir seus propósitos!

CONTAR COM UMA REDE DE APOIO

Quem se isola, tem mais probabilidade de ser excluído pelo mercado. Dessa forma, o ideal é olhar ao redor com a intenção de criar oportunidades. A intenção aqui é encontrar maneiras de ter segurança no ramo. Para isso, se cercar de parcerias estratégicas é uma ótima solução. Os benefícios são vários, como proteção, exclusividade e cooperação. 

AUMENTAR O NEGÓCIO

Farmácias que sabem identificar necessidades do cliente e oportunidades de mercado precisam de apoio para fazer crescer o empreendimento. É mais difícil chegar lá sozinho e sem nenhum tipo de apoio. Dessa maneira, as parcerias são uma forma de conectar necessidades e colher os frutos dessa aliança: o aumento das vendas farmacêuticas. Assim, seu negócio poderá se desenvolver como você sempre sonhou.

Dito os benefícios acima, quais parcerias a farmácia poderia ter? Confira abaixo!

QUEM PODE SER UM POTENCIAL PARCEIRO?

Como falamos, as parcerias estratégicas visam maior estreitamento nas relações da farmácia que possam trazer benefícios para ambos. Que tal começar por quem é peça-chave na indicação de produtos farmacêuticos? Veja essa e outras possíveis alianças:

Profissionais da saúde

Além de prescrever uma fórmula, os médicos podem também indicar as farmácias de manipulação de sua confiança. Ser recomendado por um profissional da saúde não só aumenta as chances de receber pedidos, mas também a credibilidade junto aos clientes. Para isso, é necessário investir na visitação médica, por exemplo, para que o médico conheça a qualidade do seu produto, estabelecendo uma parceria.

Um exemplo desses profissionais, são os nutricionistas. Em geral, eles já estão acostumados a prescrever manipulados, como os suplementos. Sendo assim, fazem parte de um leque de profissionais mais suscetíveis à indicação de farmácias magistrais.

Clientes

Os seus clientes também podem se tornar parceiros da farmácia. Em especial, os clientes fidelizados, porque conhecem sua marca e seus produtos, o que pode torná-los promotores da sua farmácia. Portanto, invista em um sistema de indicação que recompense os clientes que trouxerem novos consumidores. Aliás, essa recompensa pode ser maior caso o cliente traga muitas indicações. A farmácia magistral pode investir em cartões de indicação ou cupons de desconto.

Divulgação

Talvez a parceria por divulgação seja uma das modalidades mais usadas por muitas empresas. Portanto, busque parceiros interessados em também serem divulgados no espaço farmacêutico. Nesse caso, aqueles ligados à saúde podem ser uma melhor opção, já que ambos serviços podem se complementar. Exemplos não faltam, em consultórios, clínicas estéticas, academias, blogs de médicos, entre outros.

Consignação

A farmácia também pode optar por expor seus produtos por meio da consignação e aceitar receber em suas gôndolas outros produtos nessa modalidade. Assim, é uma forma de expandir sua área de atuação e que não oferece grandes riscos financeiros. Ademais, pode ser uma maneira de tornar mais conhecido algum produto específico.

Com as nossas dicas acima, é possível ter um panorama mais amplo de como as parcerias funcionam e o que é possível extrair delas. Lembre-se de conhecer quem são seus parceiros, reputação e analisar as propostas. Veja qual seria o impacto de ser ligado à essa outra empresa. Então, tome sua decisão e planeje os próximos passos.

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