O pós venda faz parte de um conjunto de ações de marketing, realizadas após a venda. Essas ações são baseadas em pesquisas de satisfação dos clientes e,  podem melhorar muito qualquer tipo de empreendimento. Após realizar determinada venda, vale a pena conferir o que o cliente achou do produto ou serviço, procurando saber como foi a experiência do mesmo. As ações do pós venda, são úteis também para instruções de como o cliente deve utilizar determinado produto ou serviço.

O pós venda ajuda a conquistar confiança dos clientes, passo importante para a fidelização. E vale lembrar: um cliente fidelizado pode ser mais vantajoso do que um cliente novo. A probabilidade de um cliente fidelizado passar a comprar outros produtos de sua farmácia, como cosméticos ou produtos de higiene, além dos medicamentos que necessita periodicamente, é muito maior do que a de um cliente novo.

Qualquer tipo de clientela prefere um atendimento de qualidade com profissionais preparados. E a confiança é algo fundamental para o sucesso dos negócios na área farmacêutica e de saúde em geral. Então, um pós venda bem feito é quase um sinônimo de uma pré venda, de uma próxima negociação.

Dicas para melhorar o seu atendimento em pós venda

Por isso, vale a pena investir em mais qualidade no atendimento do seu negócio. E agora, como realizar um bom pós venda?

 1 – Instrua seus funcionários a tratar bem e auxiliar os clientes

O bom atendimento é um dos principais indicadores de satisfação de qualquer empreendimento. Com profissionais atenciosos e prestativos, a fidelização acontece naturalmente.

2 – Promoções especiais para quem já é cliente da farmácia

Analise suas possibilidades e dê descontos ou brindes que sejam exclusivos para quem já compra na sua farmácia, mostrando a vantagem de fazer isso.

3 – Aposte nas redes sociais

Mais do que entretenimento, hoje as redes sociais são um dos principais meios de informação e comunicação. Com elas, você pode manter um contato mais próximo com seus clientes e deixar sua marca sempre evidente. As mais populares são o Facebook e o Instagram.

4 – Tenha ouvidoria

Seja fazendo formulários físicos ou digitais, seja criando um e-mail específico, ou contratando softwares ou funcionários exclusivos para isso, tenha um canal no qual possa receber feedbacks sobre o atendimento e os produtos e serviços oferecidos na sua farmácia. Eles farão toda diferença, desde a hora de fazer compras com fornecedores, até na análise da performance dos seus colaboradores.

Com isso, seu pós venda será mais eficaz e te ajudará a saber onde está acertando e onde pode melhorar. Afinal de contas, a opinião do cliente é muito importante para o desenvolvimento e sucesso dos negócios.

Como é o pós venda na sua farmácia? Inscreva-se em nosso canal e receba mais dicas como esta!

Fonte: Conselho Magistral / Interativa / Exame