Um bom mix de produtos farmacêuticos é capaz de aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com o cliente. É por isso que cada dia mais farmácias de manipulação apostam em nichos variados, como os cosméticos e produtos de perfumaria. No entanto, é essencial conhecer seu mercado e quais produtos fazem parte das necessidades do seu cliente.

Aliás, a perfumaria foi um dos mercados que mais cresceu nos últimos anos. A diversidade de soluções, desde higiene pessoal até cuidados com a pele, despertou e criou uma demanda crescente. O próprio investimento em pesquisas nessa área é surpreendente e produtos são lançados em ritmo acelerado. Por isso, algumas farmácias já relatam que a perfumaria e cosméticos correspondem a mais de 50% da renda.

Portanto, é fundamental que a farmácia magistral fique atenta a essa oportunidade. Os produtos de perfumaria e cosméticos podem aumentar seu ticket médio, ajudar a ter um catálogo mais variado e atualizar a farmácia quanto às tendências. Para isso, é fundamental planejar como será a inserção desse produtos. Continue a leitura para entender como fazê-lo!

PRODUTOS EXCLUSIVOS

Você encontrará milhares de produtos de perfumaria, com funções diferentes e voltados para públicos de muitas idades. Para fazer a escolha certa, é preciso saber identificar aqueles que representam um investimento inteligente. Mas quais seriam esses? Nesse caso, sua estratégia pode focar nos produtos que não têm larga distribuição e podem ser trabalhados com valor agregado. Assim, você oferece um produto único para seu cliente, contemplando soluções específicas.

ITENS COMPLEMENTARES

Pense na jornada de compra do seu cliente: ele pode vir com uma receita médica para um manipulado X, mas você pode complementar esse tratamento com um produto de perfumaria. Isso ocorre devido à grande recorrência de produtos industrializados e que podem ajudar no tratamento do paciente, além de propor alternativas para higiene, bem-estar e beleza.

CONHEÇA SEU PÚBLICO POTENCIAL

Estude o perfil do seu cliente, suas preferências, necessidades, histórico e poder de compra. Esse é o primeiro passo para compreender quais produtos de perfumaria podem criar uma necessidade ou desejo de compra. Dessa forma, é possível se aproximar do seu público e identificar marcas e as categorias de produtos que devem fazer parte do catálogo.

SAZONALIDADE

Outra boa estratégia para montar seu mix de perfumaria é ficar atento à sazonalidade de produtos. Identificar quais itens têm mais saída de acordo com uma estação do ano, como os produtos da farmácia para o inverno, assim como as datas comemorativas. Portanto, o farmacêutico deve incluir em seu calendário de vendas a sazonalidade também para os produtos de perfumaria. 

UMA FARMÁCIA MODERNA

Para se posicionar como uma farmácia competitiva e referência no mercado, é preciso oferecer novidades para seu cliente. Essa é uma maneira de ser identificado pelo público como um local certeiro, onde é possível encontrar as últimas tendências, atraindo também novos clientes.

Além disso, é interessante oferecer treinamento específico para a equipe farmacêutica, direcionado para esses produtos de perfumaria. Em especial, para aqueles que possuem tecnologia e soluções exclusivas. Assim, é um modo de divulgar estrategicamente esse mix de produtos.

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Referências: Inova Farma e Farmacas