Apesar da crise econômica que o país vem enfrentando, o mercado de beleza continua em alta. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor cresceu 1,5% entre janeiro e julho de 2019, em comparação com o resultado registrado no mesmo período do ano anterior, principalmente levando em consideração os produtos para cuidados com a pele.

Ademais, ainda segundo a ABIHPEC, em 2018 o Brasil lançou 7.481 produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Surpreendentemente, esses produtos posicionam a indústria brasileira da beleza como a terceira mais inovadora do mundo, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos.

Então, quer saber como sua farmácia de manipulação pode obter mais lucro ao explorar esse nicho de mercado? Continue a leitura!

Oportunidades geradas a partir de produtos para cuidados com a pele

1- Maior variedade de itens

As farmácias que investirem em produtos para cuidados com a pele têm tudo para sair na frente. Sobretudo, ao adicionar esse tipo de item à cartela de produtos, cria-se um diferencial, e haverá maior sortimento de produtos da loja.

2- Aumento do número de clientes

Inegavelmente, inserir produtos para cuidados com a pele em uma farmácia magistral é uma oportunidade para aumentar o número de clientes. Com as atribulações do dia a dia, os clientes anseiam por encontrar seu mix de produtos prediletos em um só lugar. Vale lançar mão de promoções e campanhas de fidelidade, afim de alcançar ainda mais clientes.

3- Fidelização dos clientes

Ao perceber que a farmácia possui uma vasta gama de produtos para pele, o consumidor se sentirá mais motivado a retornar ao estabelecimento. Assim, a empresa tem a oportunidade de fidelizar o público.

4- Crescimento do tíquete médio

Além disso, surge a oportunidade de aumentar o tíquete médio das vendas. Eventualmente, um cliente procura a farmácia para manipular uma receita médica, vê a prateleira com produtos para cuidados com a pele, e aproveita para levar outros itens que não estavam originalmente nos seus planos.

Sugestões de itens para inserir nas prateleiras

Filtro solar

Faz tempo que o protetor solar deixou de fazer parte apenas das férias. Hoje o produto está presente na rotina diária de toda pessoa que se preocupa com a pele e quer evitar o envelhecimento precoce.

Produtos com formulação anti-idade

Produtos com ativos anti-idade podem ser apresentados em vários formatos, como cremes ou suplementos orais. Um exemplo de ativo que pode ser utilizado é a vitamina E, que é um componente essencial e de fácil manipulação.

Produtos multifunção

Hoje em dia as pessoas querem cuidar da pele, mas de uma maneira prática. A maioria não quer perder tanto tempo utilizando vários produtos. Por isso, o farmacêutico deve inserir produtos multifunção em seu estabelecimento. Por exemplo, criar uma formulação exclusiva, com propriedades hidratantes, antiidade e o grande trunfo: que proporcione efeito clareador para a pele, por exemplo.

Invista em ativos inovadores

Em 2018 a Purifarma  apresentou no Congresso Consulfarma mais uma novidade entre os produtos para cuidados com a pele. Trata-se do Inaclear®.

Sua fórmula age principalmente nas áreas hiper-pigmentadas da pele, controlando a produção de melanina. Testes mostraram que o produto reduz a síntese de melanina na pele, revelando que, após cinco dias de tratamento, foi possível observar sua diminuição significativa na epiderme.

Inaclear® também pode ser utilizado como um aliado no tratamento de melasma. Quando utilizado juntamente com produtos dermatológicos, traz importantes resultados para redução de manchas e clareamento da pele.

Estudos comprovam que em apenas 28 dias de uso, o produto reduziu as manchas escuras em 7%. Com 56 dias, o ativo reduziu áreas escuras na pele em 12,8%. Inaclear® conquistou 90% de feedbacks positivos, conforme o fabricante, sobre o efeito de clareamento da pele proporcionado pelo ativo.

Gostaria de saber mais sobre as oportunidades para sua farmácia na área da beleza?  Clique aqui para entrar em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo.

Referência: Estadão