Por meio dos avanços tecnológicos, o processo de compra e venda passou por várias transformações. Atualmente, as redes sociais para vendas são um dos canais de marketing mais utilizados por empresas de diferentes nichos.

E com as farmácias de manipulação não é diferente, ou seja, por meio das redes sociais, pode-se vender mais. Então, se você quer alcançar resultados para a sua empresa, esteja presente nas redes sociais.

Aproveite também para acompanhar de perto o comportamento do seu cliente em potencial. Saiba aqui como usar as redes sociais para vendas na farmácia e aumentar o seu lucro!

Panorama do uso das redes sociais para vendas no Brasil

Fazemos parte de uma cultura de velocidade e imediatismo e as pessoas buscam por vivências múltiplas e intensas. Ou seja, há a necessidade de navegar pelos e-commerces, acessar aplicativos e visualizar ofertas para se identificar com marcas e produtos.

No Brasil, são cerca de 139.1 milhões de pessoas que utilizam a internet, sendo que 78% delas fazem parte de alguma rede social. Segundo estudos recentes, cada um desses usuários passa em média 3h43 diárias acessando as redes sociais.

Com base nesses números, cada vez mais as empresas estão focando em estratégias de marketing para atrair clientes através dessas plataformas. De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela Rock Content, que contou com 1.730 participantes, 452 usuários de redes sociais e 1.278 representantes de empresas, os dados foram:

Em relação às empresas:

  • 94,4% das empresas possuem redes sociais.
  • 85,3% possuem visibilidade online.
  • 62% dessas empresas alegaram que esses canais são de grande importância para os negócios.
  • 64,8% interagem com o público.

Em relação às redes sociais:

  • Facebook é a rede social mais utilizada por usuários e empresas.
  • Instagram é a segunda rede social mais utilizada, embora apresente o maior crescimento.

Conforme a pesquisa, 56% das empresas adotam marketing de conteúdo, aumentando assim, suas visitas 2,6 vezes mais. Dos usuários entrevistados, 94% acessam seu perfil diariamente.

É importante saber que, de todas as empresas respondentes, apenas 5,6% não estão presentes nas redes sociais. Então, você não vai querer perder mercado para seus concorrentes, vai?

Se você quer vender mais e fazer com que seus produtos e serviços sejam conhecidos, use as redes sociais! Mas como aproveitá-las em sua farmácia de manipulação? Como converter usuários em leads e em clientes?

Como as farmácias de manipulação podem impulsionar suas vendas pelas redes sociais?

Para que a sua farmácia de manipulação venda mais, é preciso aproveitar todos os canais possíveis. Use as redes sociais para vendas e acompanhe de perto o comportamento do seu potencial cliente, bem como seus desejos.

Interaja e se faça acessível. Veja aqui algumas dicas para impulsionar suas vendas, usando as redes sociais estrategicamente!

1. Capriche nas imagens

Utilize as imagens a seu favor. Afinal, através das fotos você pode mostrar um estilo de vida relacionado à sua marca. Aproveite e publique fotos dos seus manipulados, relacionando-as à qualidade de vida, de forma a ativar o desejo no consumidor em adquiri-lo. Não se esqueça de usar as hashtags sempre, já que são palavras-chave que levará sua farmácia a um hall de marcadores de conteúdo.

2. Faça vídeos

Se dedicar às produções audiovisuais é ter uma excelente ferramenta para divulgar a sua marca. Ao adicionar vídeos, garanta um bom planejamento, mantendo o foco na variedade. Apresente seus manipulados, tutoriais, depoimentos, novidades, entre outros. Aproveite todas as redes sociais possíveis para fazer a divulgação do seu conteúdo audiovisual. Aos poucos você conseguirá identificar as preferências do seu público.

3. Segmente o público correto

Você pode utilizar os grupos e comunidades que representam as pessoas com determinado interesse e divulgar seus produtos. Além disso, participe de fóruns respondendo ao máximo de dúvidas sobre a manipulação de medicamentos e produtos. Não poste link de vendas em postagens que não são relacionadas ao seu nicho ou que não tenham contextualização correta. Isso evitará que você seja banido do grupo.

4. Invista em ferramentas de gestão de mídias sociais

Investir na ferramenta de gestão de mídias sociais contribui muito com a divulgação da sua marca. Através dela você manterá contato com seu público e acompanhará, efetivamente, todos os canais que a sua farmácia estiver presente. Scup, Hootsuite e outras são muito utilizadas para responder dúvidas, monitorar menções à sua marca, entre outros. Assim, você poupa tempo e evita de se esquecer de algo importante em suas páginas.

5. Tenha conteúdos compartilháveis

A cada dois posts que divulgue a sua marca e seus produtos, crie oito com a finalidade de interagir e informar. Você poderá publicar imagens que tenham frases motivacionais, dar dicas ou divulgar uma novidade do seu nicho.

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Referências: Espaço Farmacêutico, Hotmart, Marketing de Conteúdo e LAHAR.