Na rotina corrida que levamos, quando o cliente se depara com um atendimento bem realizado, é bem mais provável que irá indicar o estabelecimento para seus conhecidos. Ao manter um bom relacionamento com cliente, a sua farmácia também irá fidelizá-lo, ou seja, os benefícios são muitos.

Não importa se seu serviço ou produto tem qualidade, se o atendimento não for bem-sucedido, é impossível alcançar resultados positivos. Quando o cliente se sente importante, você o conquista.

Veja aqui alguns motivos para desenvolver um atendimento eficaz em sua farmácia!

Por que investir no relacionamento com cliente?

Além de fidelizar o cliente, um bom atendimento poderá conquistar os vários outros que chegarão por indicação deste primeiro, como mencionamos aqui. Portanto, para as farmácias de manipulação, o atendimento ao cliente fica sendo um importante diferencial para o sucesso nas vendas.

Por ser um segmento no ramo da saúde, manter um bom relacionamento com cliente traz benefícios ao mesmo. Isso porque você passa a conhecê-lo e assim, contribui para:

  • Melhora no bem-estar do cliente.
  • Indicação de fórmulas apropriadas.
  • Confiança e satisfação.
  • Entre muitos outros.

Tudo isso mostra preocupação com a saúde deste cliente e ele percebe essa característica que seu estabelecimento possui.

Ferramentas que contribuem com o bom relacionamento com cliente

O foco no atendimento é tão importante, que existem ferramentas para auxiliar o empresário neste objetivo. As ferramentas de CRM (do inglês Customer Relationship Manager, gestão de relacionamento com clientes), por exemplo, consistem em uma estratégia importante de marketing.

Por meio delas, a empresa tem o seu foco voltado em identificar e atender às necessidades dos clientes. Ela permite manter alto nível de qualidade em atendimento, para assim conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes. Tudo isso, em plataformas otimizadas para o uso.

Como desenvolver um bom relacionamento com o cliente?

Você pode investir nas dicas a seguir para desenvolver um bom relacionamento com cliente. Veja:

1. CRM

Com a ajuda dos sistemas de CRM, a farmácia tem todas as informações para criar um relacionamento bom e duradouro. Com armazenamento de informações facilitado, o estabelecimento tem um conhecimento profundo do cliente.

Ou seja, ela permite identificar: o que ele compra, como gosta de ser chamado e qual a frequência que este cliente visita a farmácia. Essa tática contribui em antecipar as necessidades de cada cliente, surpreendendo-o com algumas estratégias, como: oferecer ofertas personalizadas, produtos relacionados aos que estão no perfil de compra, entre outros.

Essa antecipação das necessidades faz o cliente se sentir importante, contribuindo para um relacionamento mais duradouro.

2. Timing

Outra forma de desenvolver um ótimo relacionamento é o timing. Identificar o problema do seu cliente e resolver em tempo hábil, de uma forma agradável, demonstra confiança e eficiência. Acompanhar de perto os problemas mesmo depois de solucionados também traz uma sensação de cuidado maior aos seus clientes.

3. Feedback

Não existe relacionamento se somente uma das partes expressa sua opinião. Então, o feedback do cliente é um aliado importantíssimo para manter a relação estreitada entre farmácia e cliente. Dar a atenção que ele necessita, muitas vezes pode transformar um cliente “difícil” em um cliente satisfeito que irá te indicar para todo o seu círculo social. Ouça as opiniões, sugestões e dúvidas de seus clientes, avalie cada opinião e coloque em prática para melhorar os pontos considerados falhos.

4. Marketing Digital e de conteúdo

Trabalhe também o seu marketing na internet. Com a ajuda das ferramentas de CRM, você consegue gerenciar facilmente suas redes sociais e tornar sua marca conhecida. Trabalhar em um bom conteúdo para esses canais também é importantíssimo. Gerar conteúdo informativo, explicativo e objetivo é capaz de te angariar novos clientes, e fidelizar os que já existem.

Então, preparado para investir no relacionamento com cliente? Não perca outras dicas importantes para alavancar a sua farmácia de manipulação. Assine a nossa newsletter!

Referências: Marketing de Conteúdo, Fidelêco, Venki e e-Gestor.