Todos que trabalham com vendas, de qualquer segmento, já ouviram falar em sazonalidade. Isso ocorre também com o nicho farmacêutico e, por isso, é preciso saber aproveitar as oportunidades.

A saber, a sazonalidade é um período temporário que varia de acordo com a estação ou época do ano. Por exemplo: no verão, são vendidos mais produtos como protetor solar, repelente, bronzeador, etc.

Outro exemplo de fácil ilustração, é o inverno, quando são comercializados mais medicamentos para gripes e resfriados. Afinal, nessa época do ano, a incidência dessas patologias é muito maior.

Neste artigo, apresentaremos algumas dicas de como enfrentar os períodos sazonais e garantir boas vendas. Continue a leitura para saber mais!

O que fazer para melhorar as vendas?

Controle de estoque

Um dos maiores medos de qualquer gestor, é perder produtos em estoque por falta de vendas. Por isso, é essencial que se tenha um controle eficiente do volume de compras de insumos.

É essencial ter um bom planejamento, podendo este ser baseado nas vendas dos mesmos períodos dos anos anteriores. Dessa forma, fica mais fácil montar um pedido de compras equilibrado.

Uma vez realizado o planejamento, procure comprar seus insumos magistrais com antecedência, para ter mais facilidade no momento de negociar os preços.

Utilize estratégias de marketing

Ter uma boa estratégia de marketing é de suma importância, para mostrar ao seu público todas as soluções que a sua farmácia de manipulação oferece.

Porém, é preciso ter cautela! O marketing para a farmácia tem algumas regras, que você pode conhecer clicando aqui. Dessa forma, estude bem o que pode ser feito e aplique de maneira efetiva em seu negócio.

A presença marcante nas redes sociais também é uma forma de estreitar o relacionamento com o público, divulgando seus produtos e promoções. Crie conteúdos relevantes, para engajar o público. Dicas de saúde e beleza são uma boa pedida.

Site e newsletter – lembre-se de enviar promoções para seus clientes, e procure ter um site que mostre um pouco mais sobre sua empresa.

Faça promoções sazonais

A sazonalidade aumenta organicamente a venda de determinados produtos mas, por outro lado, diminui a saída de outros. Porém, com boas promoções, é possível continuar vendendo alguns itens, mesmo fora de época.

Utilize produtos encalhados para montar kits em épocas comemorativas. Muitas pessoas tem dúvidas na hora de presentear alguém, e essa é uma boa oportunidade de fazer algumas vendas extras.

Além disso, não se esqueça de divulgar essas promoções nas Redes Sociais e no site pois, assim, você consegue atingir diversos públicos.

Exponha produtos próximo ao caixa

Muitos comércios utilizam essa tática, e ela é muito eficiente. Enquanto aguardam na fila, os clientes têm o costume de olhar produtos ao redor e, muitas vezes, acabam comprando algum item a mais.

Essas são as compras por impulso e, por isso, é bom deixar mais expostos produtos como: chocolates sem açúcar, balas diet, antitérmicos, hidratantes, protetores labiais e inúmeros produtos que possuam baixo ticket médio.

Utilizando algumas estratégias simples, como as que apresentamos, é possível se adaptar à sazonalidade e transformá-la em algo positivo. Assim, os produtos que normalmente ficam nas prateleiras por muito tempo, podem ser reapresentados, resultando no aumento do faturamento.

Quer conhecer outras maneiras de aumentar as vendas na sua farmácia de manipulação? Clique aqui para ler um artigo exclusivo sobre o tema.

Referências: Guia da Farmácia