Além do preço, outros fatores fazem parte do valor dos produtos que adquirimos no nosso dia a dia. Quando pensamos no mercado magistral, nas ofertas e divulgação dos benefícios dos manipulados, é necessário pensar em estratégias para aumentar o valor percebido pelos clientes.

A confiança é um dos fatores determinantes para gerar fidelização dos clientes, de maneira que eles não considerem somente o preço como um fator decisivo no momento de efetuar suas compras. É necessário conferir aos seus produtos os diferenciais que sua farmácia oferece com relação aos concorrentes. Quer saber como isso funciona na prática? Continue a leitura!

Valor percebido pelo cliente

O termo valor percebido refere-se à percepção por parte dos clientes do custo benefício embutido em seus produtos. Observando o mercado magistral oferecendo cada vez mais opções, o cliente precisa notar que comprar produtos no seu estabelecimento vale mais a pena do que adquirir os mesmos produtos na concorrência.

No artigo de hoje, você vai conhecer dicas de como aumentar o valor percebido pelos seus consumidores. Então, acompanhe!

Atenda com qualidade

Além do preço, um atendimento de qualidade é o que faz seu cliente optar por comprar no seu estabelecimento do que no concorrente. Qualquer pessoa que adentrar sua farmácia, deverá ser tratada como um cliente em potencial, mesmo que a princípio seja apenas para solicitar alguma informação.

Garanta que seus colaboradores sejam sempre solícitos, entusiasmados em atender bem, e estejam preocupados em auxiliar os clientes sem pressa. Vale lembrar que farmácias são estabelecimentos que lidam com a saúde das pessoas, e não simplesmente comércios. É necessário que sejam fornecidas informações sobre os produtos com segurança e confiabilidade e que todas as dúvidas sobre as formulações sejam plenamente esclarecidas. Portanto, se o cliente se sentir confortável com o atendimento e confiar nas informações fornecidas, será muito mais fácil retê-lo.

Valorize seu produto

Valorizar seu produto significa deixar bem claro a razão pela qual ele é melhor que o similar do concorrente, ainda que você utilize um preço ligeiramente maior. Uma dica para a valorização do seu produto é que você ofereça produtos com qualidade garantida. Como resultado, você poderá evitar devoluções e até mesmo reclamações.

Foque nos principais detalhes que revelam as vantagens daquele produto. Para isso, vale consultar a concorrência e analisar quais são as vantagens ainda não exploradas.

Supere expectativas

Destaque a qualidade dos seus produtos, ressaltando os riscos da aquisição de produtos similares com valor inferior. Isso aumentará automaticamente o valor percebido pelo cliente.

Além disso, treine sua equipe para que mostrem pleno conhecimento sobre os produtos que estão sendo oferecidos. Dessa maneira, o cliente perceberá imediatamente que sua farmácia é referência no segmento. Se a equipe de vendas for questionada sobre o preço de determinado produto, é importante que explique prontamente que o produto é exclusivo, discorrendo sobre todas suas vantagens e benefícios.

O valor percebido pelo cliente está intimamente relacionado à maneira como o produto foi apresentado. Além disso, é válida a construção de um relacionamento mais íntimo com o cliente. Portanto, ofereça brindes, planos de fidelidade, inclusive descontos e outros benefícios, se for o caso. É importante criar um vínculo que transcenda a venda.

Realize boas práticas de marketing

Com a popularização da Internet e redes sociais, grande parte do seu público certamente poderá ser encontrada nos meios digitais. Através de perfis em redes sociais e/ou através de um blog, você poderá dialogar com esse público. Além disso, ganhar autoridade no seu segmento e, ainda, conhecer preferências e hábitos dos seus consumidores.

Sendo assim, ganhar autoridade no ramo magistral, fortalecerá ainda mais o valor percebido pelo seu cliente em seus produtos. Porém, vale lembrar que não é aconselhável fazer divulgação sobre medicamentos, isso poderá ser interpretado como um incentivo à automedicação.

Contudo, faça uso do ambiente digital para divulgar assuntos interessantes aos seus clientes, como dicas de saúde e beleza, mantendo-os engajados e fiéis a sua farmácia de manipulação. Cosméticos e higiene pessoal também são temas bastante relevantes e com grande audiência, principalmente pelo público feminino.

Estratégia de valorização de produtos com base na teoria de Kotler

Como estratégia de valorização de produtos, implemente a teoria de Philip Kotler. Ela mostra que existe uma forma mais fácil de equacionar como o cliente forma sua percepção de valor sobre os produtos oferecidos por determinada empresa.

Trata-se de uma equação em que 8 elementos, somados e subtraídos entre si, resultam em determinado valor. Este é o que o cliente usa para optar por comprar ou não determinado produto. Veja como criar esse valor, baseando-se na teoria de Kotler!

1. Custo Total para o Cliente

É importante saber que todos os clientes realizam uma conta mental antes de adquirir algo. Ou seja, eles consideram o valor percebido em uma solução oferecida pela sua farmácia, subtraindo assim, os custos inerentes a ela.

Como resultado, obtém-se o “valor entregue para o cliente”. Porém, vale saber que o custo total para o cliente é formado de quatro elementos. Veja abaixo quais são eles!

Custo psíquico

Seu cliente tem a responsabilidade de se decidir sobre determinada compra. Portanto, cabe a você, dono de farmácia magistral, dispor de formas para não ser abalado por conta de uma escolha errada. Portanto, a saída é oferecer dados concretos, cases, informação de qualidade, entre outras coisas. Ou seja, fazer com que seu cliente esteja confiante e seguro sobre o seu produto.

Custo de energia física

O seu cliente também terá que dispor de energia ao analisar a oferta e realizar uma negociação para compra. Você pode tornar essa prática mais fácil a ele, sendo prático e objetivo. Ou seja, invista em um propagandista farmacêutico, ofereça amostras, mostre as vantagens de suas formulações, entre outras táticas. Dessa forma, seu cliente irá fazer o mínimo esforço possível para se decidir sobre a compra, após o valor percebido.

Custo de tempo

Esse inclui dois fatores: tempo para se decidir e para implementar a decisão. Portanto, torne o tempo que seu cliente leva para tomar a decisão em algo menos burocrático, agilizando ao máximo essa etapa. Ou seja, crie um checklist com bullets para que ele visualize, rapidamente, os benefícios de determinada fórmula farmacêutica. Dessa forma, indiretamente você criará valor para seu cliente, diminuindo esse custo somado ao tempo que ele leva para se decidir.

Custo monetário

Considere o preço de cada fórmula como sendo a parte menos importante. Além disso, baixar o valor para atrair o cliente é uma solução equivocada. Caso você seja obrigado a negociar os preços, bem como oferecer outras vantagens monetárias, considere sempre uma concessão da outra parte. Saiba que, diminuir o valor ou aumentar a quantidade das parcelas sem que haja uma compensação por parte do comprador, não criará valor para ele, mas sim, ocorrerá a depreciação do seu produto.

2. Valor Total para o Cliente

Após seguir as dicas acima, a sua farmácia precisa garantir que esses valores sejam evidenciados. Para isso, considere os quatro elementos em que esse valor percebido é manifestado. Conheça cada um deles!

Valor da imagem

Use a imagem e o prestígio da sua marca a seu favor. Portanto, invista em insumos de qualidade em sua farmácia magistral, considerando sempre a reputação dos fornecedores. Ao qualificar seus fornecedores, você contará com uma série de vantagens. Entre elas, evitará devolução de produtos e terá a qualidade das formulações assegurada. Dessa forma, a sua matéria-prima será de qualidade e os seus clientes reconhecerão isso.

Valor do pessoal

A competência da sua equipe é muito importante, especialmente a de atendimento ao cliente. É importante que eles conheçam bem os produtos vendidos, como vantagens e a fórmula em si. Dessa maneira, os clientes serão ajudados em suas necessidades, encontrando a solução ideal.

Valor dos serviços

Ao criar valor para o cliente, é fundamental se atentar ao nível de prestação de serviço. Portanto, no atendimento ao cliente, solucionar dúvidas, entre outras atividades, possui a mesma importância que o produto em si.

Valor do produto

Esse item se refere aos benefícios que suas formulações oferecem ao cliente e a importância reconhecida por ele para resolução de seu problema. Vale salientar aqui que se trata de valor percebido e não de preço. Assim sendo, trata-se do quão valioso é o seu produto para aquisição.

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Referências: User Onboarding, Agendor e Conselho Magistral.