Se você quer aumentar as vendas em sua farmácia de manipulação, está na hora de investir no WhatsApp. Essa é uma ferramenta que vai contribuir para impulsionar seus ganhos e se você não a utiliza, pode estar perdendo dinheiro. Saiba aqui como aumentar as suas vendas por WhatsApp.

Como aumentar as suas vendas por WhatsApp

Conforme estimativas, o WhatsApp é um aplicativo utilizado por mais de 100 milhões de brasileiros. Por isso, o potencial de mercado para vendas através desse app é muito grande e você deve aproveitar a oportunidade. Através do aplicativo, você poderá criar diferenciais competitivos em sua farmácia.

Existem cursos voltados para negócios utilizando o aplicativo, o que mostra que ele entrou para ficar no planejamento de vendas de empresas de diversas áreas. Você não vai querer ficar de fora e perder a oportunidade de aumentar as suas vendas por Whatsapp, vai? Então, fique atento a essas estratégias e aumente seus lucros!

1. Crie cadastros de clientes e gere contatos!

Primeiro você deve pedir autorização aos seus clientes para enviar mensagem via WhatsApp. Essa é uma informação que você pode usar diretamente no formulário de cadastro deles. É importante que essa questão esteja bastante clara e visível, sem letras minúsculas para não correr o risco de perder clientes. Lembre-se de que nem todas as pessoas gostam de entrar em grupos de WhatsApp ou mesmo receber diversas mensagens.

2. Tire seu foco das vendas

Pode soar estranho, mas essa é uma estratégia que vai te ajudar. Você deve pensar nos três pilares do sucesso nas vendas por WhatsApp, que são: atrair, engajar e converter. Para atrair, pense em conteúdos que gere uma necessidade ou desejo em seus clientes.

E para criar um relacionamento com o cliente, você deve oferecer, praticamente, uma consultoria via WhatsApp, aproveitando assim, para divulgar a importância do seu produto. Resumindo, pelo aplicativo você pode atrair a atenção do cliente, engajar o relacionamento e conseguir converter em vendas, sem focar nelas.

3. Ao invés de criar grupos, invista nas listas de transmissão

O aplicativo permite que você utilize listas de transmissão para poder enviar uma mesma mensagem para 256 de seus contatos. Isso facilita bastante para que você consiga a atenção de seus clientes e sobressaia, em termos de interação, se comparar com grupos.

Além disso, conseguir fazer com que todos os membros do grupo sigam as regras é difícil e isso pode resultar em bagunça.

4. Foque na campanha de vendas

Para aumentar as suas vendas por WhatsApp, crie uma série de mensagens persuasivas. As vendas não precisam ser individuais e personalizadas, então, invista nas listas para “alimentar” os seus clientes por mensagens ou carta de vendas. Além disso, foque em textos persuasivos, que atraiam os clientes.

Usando os gatilhos mentais, ou seja, técnicas de persuasão para se relacionar com os aspectos sociais, emocionais e instintivos dos clientes, você pode engajar as pessoas em seu negócio e fechar vendas. No caso das vendas por WhatsApp, você pode utilizar esses exemplos:

  • Escassez e urgência: “Última semana”, “Corra, o estoque é limitado”, “Última chance”, entre outros.
  • Garantia: “Satisfação garantida ou você terá seu dinheiro de volta”.
  • Mental: prova social: você pode mostrar a opinião das pessoas que utilizaram seus produtos manipulados, como depoimentos e avaliações. Isso pode convencer várias pessoas de que seu produto é realmente bom.
  • Novidade: crie listas para divulgar lançamentos de produtos manipulados.
  • Autoridade: se posicione como autoridade em seu nicho, por exemplo: “Somos o melhor porque oferecemos o melhor”.

5. Use o Status do WhatsApp

O Status do WhatsApp é um meio excelente para alavancar a sua estratégia de vendas pelo aplicativo. Nele você pode publicar as promoções do dia, novidades, entre outras coisas. Não se esqueça de usar imagens atraentes!

6. Envie conteúdo

Através do WhatsApp você pode enviar textos, áudios e vídeos. Uma das estratégias que dão certo para aumentar as vendas por WhatsApp é fazer um resumo de um conteúdo do blog ou informar os benefícios de determinado produto através de um vídeo. Nesse último caso, não se esqueça de colocar uma breve descrição para que o cliente queira abrir o vídeo.

E fique atento para não cometer exageros na quantidade de postagens enviadas. Verifique a necessidade do cliente para saber se uma mensagem por semana é o suficiente ou você pode interagir com ele mais vezes.

Gostou das dicas? Inscreva-se em nosso blog e receba conteúdo semanalmente!

Referências: Sebrae, Camila Porto, Conta MOBI e Mandae