O mercado de manipulação de medicamentos e fórmulas tem se mostrado bem disputado e, muitas vezes, pode gerar uma concorrência desleal. A procura por medicamentos com dosagens personalizadas e com preços mais em conta chama a atenção do cliente. Pensando nisso, a visitação médica para farmácia magistral é uma ótima estratégia para destacar sua farmácia da concorrência.

Além de excipientes de qualidade, bom atendimento e preço competitivo, a farmácia também precisa conquistar os profissionais prescritores. Estes, conhecendo a qualidade do produto e serviço que sua farmácia oferece, podem indicar aos pacientes que manipulem medicamentos em seu estabelecimento, aumentando sua clientela.

Não é uma tarefa fácil, mas você deve aproveitar o que poucos estão fazendo. Cerca de 12% das farmácias de manipulação do mercado executam a visitação médica como estratégia de mercado. Enquanto isso, as demais apresentam uma característica de “sobrevivência” e não observam evolução.

Qual a importância da visitação médica para farmácia magistral?

Muitas vezes as farmácias desejam aumentar sua lucratividade, mas não possuem recursos para aumentar sua estrutura. Porém, a visitação médica para farmácia magistral é uma estratégia de baixo custo e alta rentabilidade para atingir estes objetivos.

A farmácia tem de encontrar uma forma de driblar os empecilhos, como a falta de interesse e tempo de prescritores, as parcerias que têm com indústrias e outras farmácias, e aproveitar as oportunidades que aparecem para mostrar a qualidade de seu negócio. O proprietário pode treinar um colaborador para ser o visitador ou fazer ele mesmo as visitas.

É desafiador, envolve conhecimentos técnicos, atendimento, marketing, conhecimento em vendas e principalmente conhecimentos de prescrição farmacêutica. Mas, se bem executada, essa estratégia pode ser um divisor de águas na história de sua empresa.

Quando analisadas as farmácias de manipulação que obtiveram crescimento, 49% delas atribuem o bom relacionamento com o prescritor como responsável pela evolução.

Como aplicar essa estratégia na minha farmácia magistral?

Na grande maioria das farmácias que aplicam essa estratégia e obtém resultados, o proprietário é o responsável pelas visitas. Para que tenha resultados positivos, é necessário organização da agenda para otimizar o tempo e não se deve colocar uma meta surreal no começo do projeto.

O relacionamento com o prescritor pode trazer muitos benefícios ao seu negócio. Além de novos clientes, pode fazer com que a compra do seu cliente atual aumente. Quando o profissional da saúde indica uma farmácia magistral, o paciente tem uma grande tendência de seguir sua indicação, pois confiam em seu médico.

Cabe à farmácia atender bem e fidelizar aquele cliente, mediante a qualidade do produto e do serviço oferecido.

Saiba que o visitador escolhido tem de transmitir a imagem e valores da sua empresa, além de confiança e credibilidade. Por mais que se tenha um material e conteúdo técnico relevante, nada vai adiantar se a mensagem não for passada com confiança, inteligência e interesse.

O profissional tem de manter contato visual, ter boa postura corporal, além de uma capacidade boa de comunicação. Entre os requisitos, é preciso ter intensidade da voz, timing e equilíbrio emocional.

Caso não tenha alguém em sua equipe que apresente esses recursos, existe uma variedade de cursos e consultorias para treiná-los para tal tarefa. Lembre-se que a visitação médica para farmácia magistral será um grande diferencial para seu sucesso!

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Referências: Farmacêutico Empresário