Dois novos módulos estão disponíveis na capacitação sobre diversos aspectos que envolvem a vacinação da covid-19, oferecida pela Academia Virtual de Farmácia do CRF-SP. Os temas são: “Farmacovigilância e notificações” e “Coronavac”.

Apresentado pelo Dr. Adalton Guimarães Ribeiro, especialista em gestão de vigilância sanitária e consultor de farmacoecnomia, o ministrante afirma que o seu módulo tratou sobre a segurança referente às vacinas que estão sendo e serão utilizadas na profilaxia da covid-19 para conter a presente pandemia e os procedimentos de farmacovigilância fundamentais para implementar a segurança dos pacientes. “O farmacêutico está na linha de frente, sendo o profissional de saúde mais habilitado e que mais contribui com a farmacovigilância no Brasil e no mundo”, comentou.

Já a participação do Dr.Tiago Rocca, gerente de Parcerias Estratégicas e Novos Negócios do Instituto Butantan, destaca que a plataforma tecnológica empregada na produção da vacina de coronavírus do Butantan, bem como composição, apresentações disponíveis, indicações, contraindicações, perfil de segurança, eficácia e forma correta de usar e armazenar. “Vacina é um medicamento profilático e a principal arma para conter a atual pandemia. O farmacêutico precisa conhecer as novas vacinas de coronavírus para orientar corretamente a população, que certamente terá muitas dúvidas por se tratarem de novos produtos”, disse.

Veja o conteúdo programático atualizado da capacitação:

• Módulos 1 e 2: O farmacêutico na vacinação contra covid-19

ministrante: dr. Jauri Francisco da Siqueira Junior, docente e consultor farmacêutico

• Módulo 3: O farmacêutico no combate às fake news

ministrante: Dra. Amouni M. Mourad, docente e assessora técnica do CRF-SP

• Módulo 4: As fases de estudo das vacinas contra covid-19

ministrante: Dr. Gustavo Mendes Lima Santos, gerente geral de medicamentos e produtos biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

• Módulo 5: Farmacovigilância e notificações

ministrante: Dr. Adalton Guimarães Ribeiro, especialista em gestão de vigilância sanitária e consultor de farmacoecnomia

• Módulo 6: Coronavac

ministrante: Dr.Tiago Rocca, gerente de Parcerias Estratégicas e Novos Negócios do Instituto Butantan

Ao final da conclusão de cada módulo, o farmacêutico receberá um certificado.

Novos módulos deverão ser incluídos em breve na capacitação. Fique atento em nossas redes sociais e portal do CRF-SP sobre as atualizações.

Ressaltamos que a capacitação “Vacinas contra covid-19” auxiliará o farmacêutico a adquirir conhecimento para orientar e esclarecer as dúvidas da população sobre o tema, e, portanto, não habilita o farmacêutico para prestar o serviço de vacinação nos termos das Res CFF nº 654/2018 e Portaria CFF nº 49/2018.

A fim de contribuir com a atualização profissional sobre vacinação, o CRF-SP também disponibiliza aos farmacêuticos, por meio da Academia Virtual de Farmácia, o curso “Cuidado farmacêutico na imunização e administração de vacinas”. Clique aqui e tenha acesso a mais informações sobre o curso.

Clique aqui e acesse a Academia Virtual de Farmácia.

Atendimento Whatsapp

Assine e receba nossas novidades!