Recentemente, o Rhodiola rosea tem recebido atenção como suplemento devido ao seu potencial efeito de reposição de energia, o que ajuda a melhorar o desempenho físico em atletas. Uma revisão sistemática publicada na Phytotherapy research buscou avaliar se o uso de Rhodiola rosea poderia auxiliar no desempenho físico e na recuperação dos danos musculares.

Para a pesquisa foram incluídos treze estudos com 263 participantes (198 homens e 65 mulheres entre 18 e 65 anos). Os resultados foram heterogêneos, tendo 11 estudos com alguns efeitos positivos, enquanto 2 estudos não mostram nenhum efeito em variáveis ​​como percepção de esforço, frequência cardíaca, capacidade antioxidante, lactato sanguíneo, creatina quinase ou proteína C reativa. 

De forma geral, os autores concluem que a suplementação aguda com Rhodiola rosea apresenta um efeito positivo no desempenho de resistência e na classificação de esforço percebido. A suplementação crônica tem um efeito positivo no desempenho do exercício anaeróbico, mas não no desempenho do exercício de resistência, além de poder impactar positivamente o dano muscular durante o exercício. No entanto, são necessários mais estudos de alta qualidade para estabelecer claramente a eficácia clínica da Rhodiola rosea em auxiliar na performance esportiva de atletas.


Fonte: Magistral Guide 

https://magistralguide.com.br/revisao-sistemica-aponta-beneficios-no-uso-de-rodiola-rosea-na-performance-esportiva/


Bibliografia consultada:

Sanz-Barrio PM; et al. Rhodiola rosea supplementation on sports performance: A systematic review of randomized controlled trials. Phytother Res. 2023

Atendimento Whatsapp

Assine e receba nossas novidades!