Estratégias atrativas e capaz de fidelizar clientes

Saiba como criar ações promocionais para sua farmácia magistral

PLANEJE AS AÇÕES COM ANTECEDÊNCIA

Parar para esboçar como será a sua ação promocional farmacêutica é parte fundamental para ter resultados positivos. Desenvolva como serão suas promoções, como elas serão divulgadas, por quanto tempo e pense em estratégias para criar sentido de urgência. 

CONHEÇA O PERFIL DO SEU CONSUMIDOR

Uma promoção inteligente funciona com determinados tipos de públicos e a farmácia precisa saber de antemão quem é ele. Suas preferências, necessidades e perfil socioeconômico, são algumas das informações básicas para começar sua promoção. Dessa forma, sua ação estará pautada em dados seguros, tornando-se vantajosa para o cliente, sendo capaz de chamar sua atenção.

CALCULE O VALOR DO INVESTIMENTO

Sim, a ação promocional que a sua farmácia coloca em prática é um investimento que requer análise. É imprescindível fazer as contas e verificar se a promoção traz retorno, assim como quais são os possíveis riscos financeiros. Trabalhe com projeções realistas que também levam em conta tempos de crise e o calendário sazonal farmacêutico. 

Entre os itens que não podem faltar nesse cálculo, estão o investimento em divulgação da promoção, ações na própria farmácia, panfletos, plataformas online, pagamentos para os fornecedores e possíveis horas extras para seus colaboradores. Feito tudo isso, e se as expectativas são boas, maiores serão as chances de que a ação promocional surta efeito.

AGREGUE VALOR AO SEU PRODUTO

A ação promocional da farmácia pode auxiliar a dar mais visibilidade para um produto ou um tipo de produto. Ao oferecer um preço mais em conta, o consumidor pode se interessar em testar uma fórmula personalizada. Nesse momento, a farmácia deve demonstrar o valor por trás desse produto, ou seja, porque ele é diferenciado. Assim, o empreendedor agrega valor aos seus produtos e fortalece seu negócio.

PENSE NO PÓS-VENDA

Já que as promoções são uma ótima chance para conquistar novos clientes, é necessário pensar em como mantê-los. Para isso, preste um atendimento diferenciado, como implementar a venda consultiva, e execute ações de marketing inovadoras. No entanto, o pós-venda não pode ser deixado de lado. Planeje como seu novo cliente terá contato de novo com a sua farmácia e como essa estratégia pode ser feita para trazê-lo de volta à farmácia.

Preparado para organizar a sua próxima ação promocional? Esperamos que com essas dicas você tenha sucesso e atinja seus objetivos! Converse também com a sua equipe farmacêutica, boas ideais sobre promoções podem surgir durante uma reunião. Ademais, a ajuda de todos os colaboradores é fundamental.

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Referências: Guia da Farmácia e Interativa

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